Avaliação de desempenho num centro de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Bonifácio Magalhães de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79051
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_17f976422a3c66cf137274c8e59f9fe1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de desempenho num centro de formaçãoPerformance assessment in a training centreAvaliaçãoAvaliação de desempenhoDiálogoFormaçãoTransformaçãoEvaluationPerformance assessmentDialogueFormationTransformationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O relatório aqui apresentado, refere-se ao Projeto de Estágio desenvolvido na Believe Lda. sobre a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho. Dessa forma, realizamos um estudo que sustenta a intervenção no que se refere a um protótipo de Avaliação de Desempenho. O trabalho está dividido em cinco capítulos. Inicia-se com um enquadramento contextual, caracterizando a instituição e o público-alvo da pesquisa, essa caracterização passa pela história da instituição até o perfil dos trabalhadores como a idade, o género, entre outros. O desenvolvimento desse capítulo é descritivo a fim de que fosse realizado o diagnóstico de necessidades/interesses e traçado os objetivos da intervenção/problema da investigação. A seguir, o enquadramento metodológico, através do Paradigma de intervenção, o Método e as Técnicas de investigação, encontrar-se-á na utilizaçao das técnicas uma abordagem diferente das habituais com o objetivo de comunicar-se com todos os envolvidos na pesquisa, fossem eles com mais ou menos aprofundamento do assunto e também na tentativa de libertar-se de uma recolha de dados “engessada”. Posteriormente, explanar-se-á o enquadramento teórico do tema, a base de toda a pesquisa. Aborda -se o conceito sobre a avaliação de uma forma genérica até chegar na Avaliação de Desempenho. Nesta parte há uma pequena nota introdutória sobre a avaliação escolar como modelo avaliativo na sociedade. De seguida, trata-se das intervenções para a implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho na Believe, onde descreve-se a imersão no terreno e onde reverbera-se a aplicação das técnicas investigativas. Por fim, encontrar-se-á o Protótipo de um Sistema de Avaliação de Desempenho configurando o maior desafio do projeto. Nessa parte, a colmatação da caracterização da entidade, da recolha de dados, do enquadramento teórico e a prática. Encontrar-se-á um produto de trabalho de fases, um exemplar único feito para ser experimental com base em princípios dialógicos e emancipatórios.The report presented here refers-if the Internship Project developed at Believe Lda. on the implementation of a Performance Assessment System. Thus, intervening so that a performance evaluation prototype was created. The work is divided into five chapters. It begins-if with a contextual framework, characterizing the institution and the target audience of the research, this characterization goes through the history of the institution up to the profile of workers as age, gender, among others. The development of this chapter is descriptive in order to carry out the diagnosis of needs/interests and outline the objectives of the intervention/research problem. Then, the methodological framework, through the Intervention Paradigm, the Method and the Research Techniques, find-if-in the use of the techniques a different approach to the usual ones in order to communicate-with all those involved in the research, were they with more or less deepening of the subject and also in the attempt to free- if of a collection of data "plastered". Subsequently, the theoretical framework of the subject will be explained, the basis of all research. The concept of evaluation is approached in a generic way until the Performance Evaluation. In this part there is a small introductory note about school evaluation as an evaluative model in society. Next, it is - whether the negotiations for the implementation of the performance assessment system at Believe, where it describes - whether immersion in the field and where it reverberates - whether the application of investigative techniques. Finally, find-if-is the Prototype of a Performance Evaluation System configuring the biggest challenge of the project. This part covers entity characterisation, data collection, theoretical framework and practice. Find-if-is a work product of phases, a unique example made to be experimental based on dialogical and emancipatory principles.Martins, Maria Fernanda dos SantosUniversidade do MinhoLima, Fernanda Bonifácio Magalhães de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79051por202940675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:45.800542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho num centro de formação
Performance assessment in a training centre
title Avaliação de desempenho num centro de formação
spellingShingle Avaliação de desempenho num centro de formação
Lima, Fernanda Bonifácio Magalhães de
Avaliação
Avaliação de desempenho
Diálogo
Formação
Transformação
Evaluation
Performance assessment
Dialogue
Formation
Transformation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação de desempenho num centro de formação
title_full Avaliação de desempenho num centro de formação
title_fullStr Avaliação de desempenho num centro de formação
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho num centro de formação
title_sort Avaliação de desempenho num centro de formação
author Lima, Fernanda Bonifácio Magalhães de
author_facet Lima, Fernanda Bonifácio Magalhães de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Fernanda dos Santos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Bonifácio Magalhães de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação de desempenho
Diálogo
Formação
Transformação
Evaluation
Performance assessment
Dialogue
Formation
Transformation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação
Avaliação de desempenho
Diálogo
Formação
Transformação
Evaluation
Performance assessment
Dialogue
Formation
Transformation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79051
url https://hdl.handle.net/1822/79051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202940675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132926191861760