Brasileiros da Universidade de Aveiro: integração e representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merçon, Aline Bazzarella
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8535
Resumo: Com a presente dissertação, estudamos o perfil, a integração e as representações sociais dos alunos brasileiros, atualmente matriculados na Universidade de Aveiro. Através da síntese sobre as migrações entre o Brasil e Portugal, verificamos as Leis e Acordos que possibilitam o processo internacional de cooperação para programas de mobilidade estudantil, a fim de compreender o papel social dos mesmos. Buscamos esclarecer a forma como facilitam e estimulam a integração na vida estudantil e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos brasileiros. Observamos a operacionalização e os motivos que abrangem esses programas, os incentivos e parcerias celebrados entre o Brasil e Portugal, bem como as questões relacionadas com os espaços abertos internacionais no campo da Educação. Concomitantemente, queremos analisar as facilidades e dificuldades de natureza socioculturais que envolvem as relações intergrupais desses alunos. Todavia, num estudo desta índole, refletimos sobre as problemáticas da multiculturalidade e da interculturalidade no sistema educativo universitário português, com especial atenção ao que se passa na Universidade de Aveiro, observando-se a verdadeira aproximação e incorporação de valores, crenças e cultura dos alunos brasileiros.
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