A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Jorge Amaral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32794
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
id RCAP_18039d927a309b30c6e95e022a34742a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvelLealdade à marcaSetor automóvelComportamento do consumidorMarcasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.A presente investigação explora os antecedentes e consequentes do brand loyalty, partindo de um estudo de caso centrado no setor automóvel. A compra de um veículo automóvel, em Portugal, continua a representar um ativo consumista com papel significativo no mercado. A lealdade à marca, por sua vez, é uma variável que apresenta um peso relevante no universo do marketing, permitindo avaliar as relações que os consumidores estabelecem com as marcas. Neste trabalho procurámos compreender e determinar os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de um comportamento leal, sendo este o objeto central da investigação. Atualmente, as marcas necessitam de redobrar esforços para conquistar um consumidor cada vez mais exigente, do ponto de vista da satisfação das suas necessidades. Falamos de um consumidor, cada vez mais suscetível ao universo intangível e emocional das marcas e que desafia uma atuação estratégica das mesmas. Para o efeito foi desenvolvida uma pesquisa alicerçada no preenchimento de um questionário estruturado. Analisámos uma amostra composta por 265 inquiridos com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos, portadores de carta de condução válida e proprietários de um automóvel ligeiro de passageiros. Realizada a análise estatística, identificámos as variáveis brand sensuality, experiência anterior, amor à marca e associações à marca como tendo um impacto positivo na construção de lealdade à marca, sendo as variáveis intenção de compra e word-of-mouth, por sua vez, explicadas pela variável brand loyalty.FEUC2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32794http://hdl.handle.net/10316/32794porFonseca, Jorge Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:00.755015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
title A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
spellingShingle A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
Fonseca, Jorge Amaral
Lealdade à marca
Setor automóvel
Comportamento do consumidor
Marcas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
title_full A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
title_fullStr A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
title_full_unstemmed A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
title_sort A construção do brand loyalty : o caso do setor automóvel
author Fonseca, Jorge Amaral
author_facet Fonseca, Jorge Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Jorge Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade à marca
Setor automóvel
Comportamento do consumidor
Marcas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Lealdade à marca
Setor automóvel
Comportamento do consumidor
Marcas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32794
http://hdl.handle.net/10316/32794
url http://hdl.handle.net/10316/32794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133746119573504