O recurso ao jogo na aprendizagem escolar do português e do espanhol: uma análise contextual na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Filipa Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3417
Resumo: Uma das áreas de interesse fulcral nas sociedades é o ensino. Este assume um papel central e mediador, debate-se, reforma-se, isto é, assistimos continuamente a uma tentativa, a um esforço, pelo menos, de mudança. O ensino-aprendizagem não pode ser encarado restritamente, não pode ser nem estar “encarcerado” na instituição escolar. A sua amplitude atinge todo o meio que nos rodeia, nomeadamente a família. No dia a dia das crianças, são inúmeras as situações em que estas se confrontam com o jogo. Este estimula o desejo de aprender e, apesar de impor regras, não tem um carácter de “obrigatoriedade” (só joga quem quer) e flexibiliza a aquisição de conhecimentos. A criança é vista como um ser, um ator social geracional que brinca, que joga, que sonha e, os profissionais da educação, nomeadamente, apercebem-se da importância do jogo para a criança e reconhecem, ou deveriam reconhecer, o valor desta atividade. Este proporciona um maior desenvolvimento e dá curso à potencialidade, não só da criança, mas também do ensino. A matéria a lecionar nem sempre é “apetecível”. Primeiramente, recai sobre ela o peso da obrigatoriedade e, algo que é obrigatório perde, em grande parte, a sua carga motivadora. O uso de estratégias, de ferramentas de ensino, tal como o jogo, poderão aliciar e estimular os alunos em diferentes contextos de aprendizagem. O presente trabalho alicerça-se na ligação, no estreitamento de relações entre jogo e ensino. O uso do jogo em contexto de aprendizagem possibilita uma manipulação e aquisição de conhecimentos, de certa forma, mais acessível, aprazível e “inesquecível”, no sentido de poder permanecer, por um maior período de tempo, na memória e no saber da criança. Este projeto parte de uma abordagem à “profissionalidade”, aos métodos de ensino utilizados pelos docentes, mediante “ferramentas” de ensino baseadas no instrumento de trabalho que é o jogo. Mas serão realmente exploradas as atividades lúdico-didáticas em contexto escolar na sala de aula? A segunda parte do trabalho focar-se-á nas manifestações concretas do jogo, na exploração das atividades lúdicas e didáticas nas aulas, tendo por base os conteúdos dos manuais escolares de Português e de Espanhol e os materiais criados, adaptados para a matéria a ser lecionada. A última parte do trabalho será dedicada à caracterização do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, em articulação com a Universidade da Beira Interior. Neste capítulo, focar-nos-emos na caracterização da escola e das turmas, refletiremos sobre as aulas assistidas de Português e de Espanhol, e destacaremos a pertinência e importância das atividades dinamizadas.
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spelling O recurso ao jogo na aprendizagem escolar do português e do espanhol: uma análise contextual na sala de aulaEnsino-aprendizagem da língua - Tecnologias de informação e comunicaçãoEnsino-aprendizagem da língua - Aspectos lúdicosEnsino-aprendizagem da línguaLíngua espanhola - Ensino-aprendizagemUma das áreas de interesse fulcral nas sociedades é o ensino. Este assume um papel central e mediador, debate-se, reforma-se, isto é, assistimos continuamente a uma tentativa, a um esforço, pelo menos, de mudança. O ensino-aprendizagem não pode ser encarado restritamente, não pode ser nem estar “encarcerado” na instituição escolar. A sua amplitude atinge todo o meio que nos rodeia, nomeadamente a família. No dia a dia das crianças, são inúmeras as situações em que estas se confrontam com o jogo. Este estimula o desejo de aprender e, apesar de impor regras, não tem um carácter de “obrigatoriedade” (só joga quem quer) e flexibiliza a aquisição de conhecimentos. A criança é vista como um ser, um ator social geracional que brinca, que joga, que sonha e, os profissionais da educação, nomeadamente, apercebem-se da importância do jogo para a criança e reconhecem, ou deveriam reconhecer, o valor desta atividade. Este proporciona um maior desenvolvimento e dá curso à potencialidade, não só da criança, mas também do ensino. A matéria a lecionar nem sempre é “apetecível”. Primeiramente, recai sobre ela o peso da obrigatoriedade e, algo que é obrigatório perde, em grande parte, a sua carga motivadora. O uso de estratégias, de ferramentas de ensino, tal como o jogo, poderão aliciar e estimular os alunos em diferentes contextos de aprendizagem. O presente trabalho alicerça-se na ligação, no estreitamento de relações entre jogo e ensino. O uso do jogo em contexto de aprendizagem possibilita uma manipulação e aquisição de conhecimentos, de certa forma, mais acessível, aprazível e “inesquecível”, no sentido de poder permanecer, por um maior período de tempo, na memória e no saber da criança. Este projeto parte de uma abordagem à “profissionalidade”, aos métodos de ensino utilizados pelos docentes, mediante “ferramentas” de ensino baseadas no instrumento de trabalho que é o jogo. Mas serão realmente exploradas as atividades lúdico-didáticas em contexto escolar na sala de aula? A segunda parte do trabalho focar-se-á nas manifestações concretas do jogo, na exploração das atividades lúdicas e didáticas nas aulas, tendo por base os conteúdos dos manuais escolares de Português e de Espanhol e os materiais criados, adaptados para a matéria a ser lecionada. A última parte do trabalho será dedicada à caracterização do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, em articulação com a Universidade da Beira Interior. Neste capítulo, focar-nos-emos na caracterização da escola e das turmas, refletiremos sobre as aulas assistidas de Português e de Espanhol, e destacaremos a pertinência e importância das atividades dinamizadas.One of the most important study’s areas is education. This assumes a central and fulcra meaning, because it is always changing and adapting to this world. In our days, we can see the effort, at least, to changing of it. Teaching and learning should not be seen just as “closed” by the educational system. Its range reaches all the way around us, including family. In children’s daily life there are several situations in which they are confronting with the game. This one stimulates the desire of learning and, though commands rules, it doesn’t have a meaning of “obligation” (just plays who wants to) and it makes easier the knowledge acquisition. Children are seen as beings, generational social actors who play and dream. Professional educational, in particular, realizes the importance of the game for children and recognizes, or should recognize the value of this activity. The game allows a strong developing and gives way to the potential, not only to children but also to education. The teaching’ subject is not always “desirable”. On the first part, it rests on the weight of obligation and something that is required loses, largely its motivating issue. The use of strategies, teaching tools, such as the game, may attract and stimulate different kinds of students in different learning contexts. The purpose of the present study is based on the connecting, on the closest relationships between game and teaching. The use of the game in context learning allows manipulation and knowledge acquisition, in some way, easier, more pleasant and “unforgettable”, in the sense of keeping, for a long period of time, in children’s memory and learning. This project begins of an approach to the “professionalism”, to teaching ‘methods used by teacher’s trough “tools” of teaching based on working, which is the game. However, are all the game activities explored in school and in classroom? The second part of the present study will focus on the concrete manifestations of the game in the exploration of play activities on classrooms, adapting Portuguese and Spanish textbooks as well as tools to learning. The last part of the present work will be devoted to the practice’ characterization conducted on Escola Secundária Campos Melo, in Covilhã, in conjunction with Universidade da Beira Interior. In this chapter we will focus on the school’s characterization, and classes. We also pretend to reflecting about Portuguese and Spanish assisted lessons and the relevance and importance of streamlined activities.Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumValente, Ana Filipa Martins2015-05-29T18:42:45Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:50.441524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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