A perceção da qualidade e a sua influência na performance das empresas portuguesas do setor dos vinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rafael Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21120
Resumo: O objetivo principal deste trabalho de projeto visou a obtenção de conclusões quanto às determinantes da performance das empresas do setor dos vinhos em Portugal, com enfoque na importância da perceção da qualidade. Esta foi medida pelas classificações dadas pelo crítico de vinho João Paulo Martins, sobre as quais se construiu uma base de dados, com o objetivo de medir o seu impacto na performance das empresas. Foi constituída uma amostra de dados relativos a 306 empresas do setor dos vinhos em Portugal para o ano de 2015, obtida através da base de dados SABI, juntamente com as classificações dadas pelo crítico a 2567 vinhos produzidos pelas empresas. Após a utilização de testes estatísticos e construção de um modelo de regressão linear múltipla, cuja variável dependente selecionada foi o ROA, os resultados indicaram que a classificação média dos vinhos, a dimensão, o endividamento e a região são fatores determinantes que afetam a performance das empresas do setor dos vinhos em Portugal, enquanto que a intensidade de exportação, os ativos intangíveis, a idade e o preço não se mostraram relevantes para a explicar a performance. A variável classificação média dos vinhos mostrou ser a mais importante para explicar a performance das empresas produtoras, tendo uma influência positiva e estatisticamente significativa. Avaliou-se também a relação entre a intensidade de exportação e a classificação máxima obtida pelos vinhos das empresas. As empresas com classificações máximas superiores apresentaram, em média, uma maior intensidade de exportação
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