Prevendo a permanência de estudantes no ensino superior: confluência de variáveis pessoais e contextuais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80933 |
Resumo: | Introdução. Compreender os fatores que envolvem a permanência e a evasão ao longo do primeiro ano acadêmico do Ensino Superior (ES), independente da instituição de ensino, não é tarefa fácil, pois diferentes trajetórias acadêmicas são impactadas pela confluência de aspectos pessoais, sociais, acadêmicos e institucionais. Desta forma, busca-se com este estudo, prever a possibilidade dos estudantes do ES do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) permanecerem na instituição a partir de diferentes variáveis preditoras, tomando o grupo comparativo de frequentar ou não a instituição pela 1ª vez como referência. Especificamente, analisa-se como a permanência no IFPB é influenciada por variáveis como suporte social, vivências adaptativas, envolvimento acadêmico, número de reprovações acadêmicas e características pessoais de sexo e idade. Método. Participaram do estudo 715 (M = 22.10 anos, DP = 6.92), oriundos de 26 cursos superiores deste Instituto Federal, Brasil. Os estudantes preencheram um questionário socioeconômico, a Escala de Suporte Social, o Questionário de Adaptação e a Escala de Envolvimento Acadêmico no ES. Resultados. O modelo de regressão linear identificou três variáveis significativas na previsão da permanência destes estudantes e que explicam em conjunto 54% da variância da permanência. As variáveis preditoras mais relevantes são o número de reprovações nos componentes curriculares, a adaptação no projeto de carreira e a adaptação institucional. Discussão e Conclusão. Apontam-se implicações destes resultados para futuras intervenções das instituições de ES com foco na permanência acadêmica no curso e na instituição por parte dos estudantes do 1º ano. Sugere-se, ainda, a importância de um melhor conhecimento das particularidades estudantis para respostas diferenciadas às necessidades específicas dos estudantes por parte das suas IES. |
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Prevendo a permanência de estudantes no ensino superior: confluência de variáveis pessoais e contextuaisPredicting student permanence in higher education: confluence of personal and contextual variablesEnsino superiorTrajetória académicaPermanênciaAnálise de regressãoHigher educationAcademic trajectoryPermanenceRegression analysis.Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeIntrodução. Compreender os fatores que envolvem a permanência e a evasão ao longo do primeiro ano acadêmico do Ensino Superior (ES), independente da instituição de ensino, não é tarefa fácil, pois diferentes trajetórias acadêmicas são impactadas pela confluência de aspectos pessoais, sociais, acadêmicos e institucionais. Desta forma, busca-se com este estudo, prever a possibilidade dos estudantes do ES do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) permanecerem na instituição a partir de diferentes variáveis preditoras, tomando o grupo comparativo de frequentar ou não a instituição pela 1ª vez como referência. Especificamente, analisa-se como a permanência no IFPB é influenciada por variáveis como suporte social, vivências adaptativas, envolvimento acadêmico, número de reprovações acadêmicas e características pessoais de sexo e idade. Método. Participaram do estudo 715 (M = 22.10 anos, DP = 6.92), oriundos de 26 cursos superiores deste Instituto Federal, Brasil. Os estudantes preencheram um questionário socioeconômico, a Escala de Suporte Social, o Questionário de Adaptação e a Escala de Envolvimento Acadêmico no ES. Resultados. O modelo de regressão linear identificou três variáveis significativas na previsão da permanência destes estudantes e que explicam em conjunto 54% da variância da permanência. As variáveis preditoras mais relevantes são o número de reprovações nos componentes curriculares, a adaptação no projeto de carreira e a adaptação institucional. Discussão e Conclusão. Apontam-se implicações destes resultados para futuras intervenções das instituições de ES com foco na permanência acadêmica no curso e na instituição por parte dos estudantes do 1º ano. Sugere-se, ainda, a importância de um melhor conhecimento das particularidades estudantis para respostas diferenciadas às necessidades específicas dos estudantes por parte das suas IES.Introduction. Understanding the factors that involve permanence and dropout during the first academic year of Higher Education (HE), regardless of the educational institution, is not an easy task, as different academic trajectories are impacted by the confluence of personal, social, academic, and institutional. Thus, the aim of this study is to predict the possibility of higher education students at the Federal Institute of Paraíba (IFPB) to remain at the institution based on different predictive variables, taking the comparative group of attending or not attending the institution for the 1st time as a reference. Specifically, it analyzes how staying at the IFPB is influenced by variables such as social support, adaptive experiences, academic involvement, number of academic failures and personal characteristics of gender and age. Method. The study included 715 (M = 22.10 years, SD = 6.92), from 26 higher education courses at this Federal Institute, Brazil. Students completed a socioeconomic questionnaire, the Social Support Scale, the Adaptation Questionnaire, and the Academic Engagement Scale in HE. Results. The linear regression model identified three significant variables in predicting the permanence of these students, which together explain 54% of the variance in permanence. The most relevant predictor variables are the number of failures in the curricular components, adaptation to the career project and institutional adaptation. Discussion and Conclusion. Implications of these results are pointed out for future interventions by HE institutions with a focus on academic permanence in the course and at the institution by first academic year. It is also suggested the importance of a better knowledge of student particularities for differentiated responses to the specific needs of students by their HE.Revista E-Psi & PsyAssessmentLabUniversidade do MinhoFarias, RebecaGouveia, ValdineyAlmeida, Leandro S.2021-11-262021-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80933por2182-75913https://revistaepsi.com/artigo/2021-ano10-volume1-artigo3/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:52.532632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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