A ilustração no online: as possibilidades e desafios da curadoria digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1332 |
Resumo: | Tendo por base as alterações de paradigma no que toca à difusão e distribuição de conteúdo online, o presente projeto do Mestrado em Ilustração e Animação tem como objetivo perceber de que forma um projeto editorial de teor digital pode ser um impulsionador de reconhecimento na área específica da ilustração. No paradigma de comunicação atual, e alguns anos decorridos após a democratização do acesso às novas tecnologias, existe um novo panorama na área das artes visuais que interessa conhecer, e que de certa forma redefiniu não só a forma como estes conteúdos são consumidos mas também de que forma esta realidade atuou a jusante, com novos dados para aqueles que produzem imagens. Para a construção do projeto prático, realizou-se uma contextualização teórica e de estudos de caso, que depois contribuem para a estruturação e implementação de Crane Game, uma publicação assente no digital que propõe a descoberta de novos ilustradores considerados como relevantes não só a nível da sua obra mas também no que toca à utilização das novas tecnologias da comunicação para a difusão do seu próprio trabalho. O projeto prático permitiu ainda verificar quais as possibilidades que a criação da publicação digital aporta para a organização de uma exposição, integrada num evento cultural. Desta forma, procuramos perceber de que forma conceitos como a edição ou curadoria se podem manter relevantes num contexto que é cada vez mais de livre acesso. |
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