Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Mota Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2156
Resumo: O trabalho de projeto “Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura” pretende refletir e investigar sobre o papel das ilustrações dos livros infantis na promoção da leitura junto das crianças. Considerando que vivemos numa “civilização da imagem” onde somos constantemente confrontados com um mundo visual, com uma linguagem própria cheia de signos e significados, compete à escola e ao professor ensinar as crianças a compreender toda esta cultura visual que as rodeia. No entanto, o próprio sistema de ensino desvaloriza a importância e a influência que a linguagem e a cultura visual têm na formação global da criança. O próprio professor nem sempre se sente motivado e preparado para conseguir transmitir e ensinar tais conhecimentos, muitas vezes por falta de formação nesta área. Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo indagar sobre as estratégias que poderão ser utilizadas para promover a leitura junto das crianças, utilizando como recurso a imagem, fornecendo, para isso, aos professores e técnicos de biblioteca ferramentas úteis que lhes permitam trabalhar esta questão em contexto escolar de forma autónoma. Para o efeito foram concretizadas ações educativas dirigidas às crianças e aos docentes utilizando como recurso as ilustrações dos livros infantis. Este recurso foi escolhido dada a qualidade e criatividade que, hoje em dia, as ilustrações apresentam. Percebemos que, através das imagens dos livros infantis as crianças conseguem interagir com objeto livro, não só através texto escrito mas também da sua linguagem visual, as ilustrações. Desta forma, conseguimos motivar e cativar o interesse da criança para o livro e para a leitura, bem como, motivar e dar ferramentas aos docentes para que possam trabalhar a leitura através da imagem. Palavras-chave: promoção da leitura, imagem, ilustração, livro infantil, linguagem visual, cultura visual.
id RCAP_a57b309a62f0eb029575e38f70df3a4e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leituraPromoção da leituraImagemIlustraçãoLivro infantilLinguagem visualCultura visualO trabalho de projeto “Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura” pretende refletir e investigar sobre o papel das ilustrações dos livros infantis na promoção da leitura junto das crianças. Considerando que vivemos numa “civilização da imagem” onde somos constantemente confrontados com um mundo visual, com uma linguagem própria cheia de signos e significados, compete à escola e ao professor ensinar as crianças a compreender toda esta cultura visual que as rodeia. No entanto, o próprio sistema de ensino desvaloriza a importância e a influência que a linguagem e a cultura visual têm na formação global da criança. O próprio professor nem sempre se sente motivado e preparado para conseguir transmitir e ensinar tais conhecimentos, muitas vezes por falta de formação nesta área. Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo indagar sobre as estratégias que poderão ser utilizadas para promover a leitura junto das crianças, utilizando como recurso a imagem, fornecendo, para isso, aos professores e técnicos de biblioteca ferramentas úteis que lhes permitam trabalhar esta questão em contexto escolar de forma autónoma. Para o efeito foram concretizadas ações educativas dirigidas às crianças e aos docentes utilizando como recurso as ilustrações dos livros infantis. Este recurso foi escolhido dada a qualidade e criatividade que, hoje em dia, as ilustrações apresentam. Percebemos que, através das imagens dos livros infantis as crianças conseguem interagir com objeto livro, não só através texto escrito mas também da sua linguagem visual, as ilustrações. Desta forma, conseguimos motivar e cativar o interesse da criança para o livro e para a leitura, bem como, motivar e dar ferramentas aos docentes para que possam trabalhar a leitura através da imagem. Palavras-chave: promoção da leitura, imagem, ilustração, livro infantil, linguagem visual, cultura visual.Abstract: The project work “Reading as gazing: illustration as a way to promote reading” aims to make a reflection and a research on the role of illustrations in children’s books in the promotion of reading habits among youngsters. Considering we live in a “world of images” where we are repeatedly faced with the visual world and with a singular language full of signs and meanings, it is the school and teachers’ role to teach children to understand all this visual culture around them. However, the education system itself undervalues the importance and influence the language and visual culture have on the global child’s development. The teacher is also not always motivated and prepared to impart and teach such knowledge, often due to the lack of training in this area. Thus, the goal of this work is to find strategies that might be implemented to promote reading among children, using pictures as the stimuli, so as to provide teachers and library technical assistants with resourceful tools that allow them to deal with this matter autonomously at school. To this effect, educational actions oriented to children and teaching staff were carried out using children’s books illustrations as a resource. This choice was based on the quality and creativity of today’s illustrations. It is possible to realise children manage to interact with the book-object through the images in it, not only through words but also through its visual language, i.e. illustrations. In this way, we are able to motivate and captivate the child’s interest in the book and its reading, as well as motivate the teaching staff and provide them with tools to address reading through pictures. Key words: promotion of reading, image, picture, illustration, children’s books, visual language, visual culture.2015-05-28T08:41:28Z2015-05-26T00:00:00Z2015-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2156TID:201338459porSilva, Maria João Mota Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:54Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:01.391551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
title Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
spellingShingle Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
Silva, Maria João Mota Pinto
Promoção da leitura
Imagem
Ilustração
Livro infantil
Linguagem visual
Cultura visual
title_short Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
title_full Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
title_fullStr Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
title_full_unstemmed Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
title_sort Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura
author Silva, Maria João Mota Pinto
author_facet Silva, Maria João Mota Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Mota Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da leitura
Imagem
Ilustração
Livro infantil
Linguagem visual
Cultura visual
topic Promoção da leitura
Imagem
Ilustração
Livro infantil
Linguagem visual
Cultura visual
description O trabalho de projeto “Ler com olhos de ver: a ilustração como forma de promoção da leitura” pretende refletir e investigar sobre o papel das ilustrações dos livros infantis na promoção da leitura junto das crianças. Considerando que vivemos numa “civilização da imagem” onde somos constantemente confrontados com um mundo visual, com uma linguagem própria cheia de signos e significados, compete à escola e ao professor ensinar as crianças a compreender toda esta cultura visual que as rodeia. No entanto, o próprio sistema de ensino desvaloriza a importância e a influência que a linguagem e a cultura visual têm na formação global da criança. O próprio professor nem sempre se sente motivado e preparado para conseguir transmitir e ensinar tais conhecimentos, muitas vezes por falta de formação nesta área. Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo indagar sobre as estratégias que poderão ser utilizadas para promover a leitura junto das crianças, utilizando como recurso a imagem, fornecendo, para isso, aos professores e técnicos de biblioteca ferramentas úteis que lhes permitam trabalhar esta questão em contexto escolar de forma autónoma. Para o efeito foram concretizadas ações educativas dirigidas às crianças e aos docentes utilizando como recurso as ilustrações dos livros infantis. Este recurso foi escolhido dada a qualidade e criatividade que, hoje em dia, as ilustrações apresentam. Percebemos que, através das imagens dos livros infantis as crianças conseguem interagir com objeto livro, não só através texto escrito mas também da sua linguagem visual, as ilustrações. Desta forma, conseguimos motivar e cativar o interesse da criança para o livro e para a leitura, bem como, motivar e dar ferramentas aos docentes para que possam trabalhar a leitura através da imagem. Palavras-chave: promoção da leitura, imagem, ilustração, livro infantil, linguagem visual, cultura visual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28T08:41:28Z
2015-05-26T00:00:00Z
2015-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2156
TID:201338459
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2156
identifier_str_mv TID:201338459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624158265344