Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42108 |
Resumo: | Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
id |
RCAP_186c74023db725d05d6c6297c34b765f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em TelecomunicaçõesSimulação SocialGift ExchangeModelos Baseados em AgentesModelação OverviewDesign conceptsDetails + DecisionsTelecomunicaçõesRedes SociaisTeses de mestrado - 2020Departamento de InformáticaTese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Para extrair informações de negócio a nível macro e micro e prever tendências de mercado, as empresas têm uma ampla gama de sistemas de Business Intelligence e Datawarehouse, mas as ferramentas para explorar ou criar cenários de interações que os clientes têm entre si são subestimadas. Em economias cada vez mais competitivas, as empresas tentam descobrir nichos de oportunidades mudando a maneira como os mercados são observados e o desempenho empresarial é melhorado. As oportunidades para a aplicação da Simulação Social nos negócios são numerosas, não apenas sobre economia comportamental e mercados artificiais, mas também através da aplicação noutras questões que analisam fatores como reputação e influência, concorrência e comportamento altruísta, confiança, motivação, entre outros. Os padrões de consumo nas telecomunicações surgem fundamentalmente das interações entre os indivíduos e a Simulação Social tem sido usada para construir e validar modelos preditivos ou explicativos em áreas nas quais a estrutura e o comportamento do grupo emergem de simples interações entre indivíduos. Um cenário concreto para o uso da Simulação Social baseia-se na análise dos padrões de contactos realizados entre os indivíduos, para perceber quais são os elementos mais dinâmicos dos grupos. Outro cenário concreto é verificar a contribuição dos modelos de troca de presentes na coesão do grupo: os elementos podem trocar pontos obtidos pelo consumo e depois convertê-los em ofertas que podem ser um valor agregado em termos de manutenção da coesão do grupo. Este último é o cenário aqui apresentado.In order to extract business information at macro and micro level and to forecast market trends, companies have a wide range of datawarehouse and business intelligence systems, but the tools to explore or create scenarios of interactions that customers have with each other are undervalued. Social simulation is a very useful methodology in certain business areas where understanding interactions that customers have with each other is an added value, since the core of the business is based in maximizing these interactions. This is the case in the area of telecommunications, where increasing communication among people is a business objective. In increasingly competitive economies, companies try to discover niches of opportunity by changing the way markets are observed and corporate performance is improved. The opportunities for the application of social simulation in business are numerous, not only about behavioral economics and artificial markets, but also through the application in other issues that have been addressed and analyze factors such as reputation and influence, competition and altruistic behavior, trust, motivation, among others. The patterns of consumption in telecommunications emerge fundamentally from interactions between individuals and Social Simulation has been used to construct and validate predictive or explanatory models in areas in which the structure and behavior of the group emerges from simple interactions between individuals. A concrete scenario for the use of Social Simulation is based on the analysis of the patterns of contacts made between the individuals, to perceive which are the most dynamic elements of the groups. Another concrete scenario is to verify the contribution of gift-exchange models in group cohesion: elements can exchange offers obtained through consumption and then convert it into offers that can be an added value in terms of maintaining group cohesion. This is the scenario here presented.Antunes, Luís Alberto dos Santos, 1967-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Ana Maria Guerreiro Aroeira da Silva2020-03-03T11:05:37Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42108TID:202482316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:13.326883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
title |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
spellingShingle |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações Ramos, Ana Maria Guerreiro Aroeira da Silva Simulação Social Gift Exchange Modelos Baseados em Agentes Modelação Overview Design concepts Details + Decisions Telecomunicações Redes Sociais Teses de mestrado - 2020 Departamento de Informática |
title_short |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
title_full |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
title_fullStr |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
title_sort |
Simulação Social Baseada em Agentes com Modelo de Gift Exchange - Caso Exploratório em Telecomunicações |
author |
Ramos, Ana Maria Guerreiro Aroeira da Silva |
author_facet |
Ramos, Ana Maria Guerreiro Aroeira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Luís Alberto dos Santos, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ana Maria Guerreiro Aroeira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação Social Gift Exchange Modelos Baseados em Agentes Modelação Overview Design concepts Details + Decisions Telecomunicações Redes Sociais Teses de mestrado - 2020 Departamento de Informática |
topic |
Simulação Social Gift Exchange Modelos Baseados em Agentes Modelação Overview Design concepts Details + Decisions Telecomunicações Redes Sociais Teses de mestrado - 2020 Departamento de Informática |
description |
Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-03T11:05:37Z 2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42108 TID:202482316 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42108 |
identifier_str_mv |
TID:202482316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134492711976960 |