Medir para mudar?: um estudo focado na avaliação do desempenho docente enquanto promotora do desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36283 |
Resumo: | A avaliação de desempenho docente, é, de entre as matérias da agenda política educacional, aquela que tem sido objeto de maior polémica. Com efeito tem sido criticada não só a falta de clareza, transparência, justiça e rigor, mas também a atuação do professor avaliador, porquanto nem sempre têm formação especializada para essa função, bem como a observação de aulas como processo de supervisão conducente ao desenvolvimento profissional docente. Para dar resposta à questão: O que pensam os docentes inquiridos sobre a avaliação de professores através do modelo de avaliação de desempenho e como este contribui para o desenvolvimento profissional, mediante um processo de supervisão, entre pares?, foi realizado um estudo com 235 professores pertencentes a um centro de formação de associação de escolas da zona centro, tendo-se aplicado um inquérito por questionário e realizada uma entrevista do tipo focus group. A investigação, com caraterísticas de estudo de caso, foi conduzida seguindo uma metodologia qualitativa e cujos dados foram tratados recorrendo à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados permitem concluir que os professores inquiridos apresentam resistência em aceitar o modelo de avaliação docente em vigor pelo Decreto-Lei nº. 41/2012 e pelo Decreto-Regulamentar nº. 26/2012, ambos de 21 de fevereiro, tal como se apresenta, destacando-se a perceção da parte dos inquiridos de que o modelo em causa não otimiza o desenvolvimento profissional. Os resultados apurados apontam para propostas de ações de formação contínua de professores, no âmbito da avaliação do desempenho docente. |
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