Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1137
Resumo: Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005
id RCAP_f9a517c3710da047fbf7e656de4c8797
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação contínua de professores: impacto nos seus participantesFormação Contínua de ProfessoresCentros de Formação de Associação de EscolasImpacto da FormaçãoCarreira docenteAvaliaçãoDesenvolvimento pessoal, profissional e organizacionalDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005Este estudo tem como objectivo principal analisar a problemática da Formação Contínua de professores, realizada no âmbito organizacional dos Centros de Formação de Associações de Escolas, assentando no pressuposto de que a mesma tem impacto nos seus participantes, porque altera a sua prática e, por consequência, modifica a relação educativa. Considerando que a formação de professores é um factor importante na inovação pedagógica, pretendemos conhecer novas formas de gestão e avaliação dos processos de formação que possibilitem a conceptualização da formação de professores como um “continuum” ao longo da vida. Recorrendo a procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, o estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, recolheram-se dados sobre a Formação Contínua frequentada pelos professores utentes dos Centros de Formação de Professores da Área da Direcção Regional de Educação do Algarve - nas vertentes da formação creditada e não creditada -, incluindo a motivação para a frequência de acções de formação, e, ainda, os efeitos da formação e o seu impacto na mudança das suas práticas - através de um inquérito por questionário, construído a partir de entrevistas exploratórias, destinado a validar o Modelo Explicativo Teórico que elaborámos. Numa segunda fase, construímos um questionário que foi aplicado em três momentos diferentes (início, meio e fim) de uma Acção de Formação proposta a um Centro de Formação de Associação de Escolas, de forma a verificar o impacto da Formação vi Contínua nos seus participantes, com o objectivo de validar o Modelo Explicativo Emergente do processo investigativo. A utilização destes instrumentos tendo em conta o objecto de estudo e os objectivos da investigação, possibilitou-nos contribuir para: - minimizar a problemática, tantas vezes levantada, de saber se a formação deve atender às necessidades objectivas da prática dos professores, centrando-se numa visão bancária de creditação e de progressão na carreira ou, se, pelo contrário, deve sobretudo constituir-se como resposta às necessidades subjectivas, que se prendem com as motivações interiores dos professores e com a melhoria da sua educação/formação; - estudar a forma de controlar a qualidade das acções de formação pelos formandos e pelos formadores, com base em critérios objectivos multidisciplinares, nos domínios científico e pedagógico.Gonçalves, José Alberto MendonçaSapientiaJesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de2012-05-11T14:25:47Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:24.565804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
title Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
spellingShingle Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
Formação Contínua de Professores
Centros de Formação de Associação de Escolas
Impacto da Formação
Carreira docente
Avaliação
Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
title_short Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
title_full Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
title_fullStr Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
title_full_unstemmed Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
title_sort Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
author Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
author_facet Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, José Alberto Mendonça
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Contínua de Professores
Centros de Formação de Associação de Escolas
Impacto da Formação
Carreira docente
Avaliação
Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
topic Formação Contínua de Professores
Centros de Formação de Associação de Escolas
Impacto da Formação
Carreira docente
Avaliação
Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
description Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2012-05-11T14:25:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/1137
url http://hdl.handle.net/10400.1/1137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133156085858304