Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1137 |
Resumo: | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005 |
id |
RCAP_f9a517c3710da047fbf7e656de4c8797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1137 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantesFormação Contínua de ProfessoresCentros de Formação de Associação de EscolasImpacto da FormaçãoCarreira docenteAvaliaçãoDesenvolvimento pessoal, profissional e organizacionalDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005Este estudo tem como objectivo principal analisar a problemática da Formação Contínua de professores, realizada no âmbito organizacional dos Centros de Formação de Associações de Escolas, assentando no pressuposto de que a mesma tem impacto nos seus participantes, porque altera a sua prática e, por consequência, modifica a relação educativa. Considerando que a formação de professores é um factor importante na inovação pedagógica, pretendemos conhecer novas formas de gestão e avaliação dos processos de formação que possibilitem a conceptualização da formação de professores como um “continuum” ao longo da vida. Recorrendo a procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, o estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, recolheram-se dados sobre a Formação Contínua frequentada pelos professores utentes dos Centros de Formação de Professores da Área da Direcção Regional de Educação do Algarve - nas vertentes da formação creditada e não creditada -, incluindo a motivação para a frequência de acções de formação, e, ainda, os efeitos da formação e o seu impacto na mudança das suas práticas - através de um inquérito por questionário, construído a partir de entrevistas exploratórias, destinado a validar o Modelo Explicativo Teórico que elaborámos. Numa segunda fase, construímos um questionário que foi aplicado em três momentos diferentes (início, meio e fim) de uma Acção de Formação proposta a um Centro de Formação de Associação de Escolas, de forma a verificar o impacto da Formação vi Contínua nos seus participantes, com o objectivo de validar o Modelo Explicativo Emergente do processo investigativo. A utilização destes instrumentos tendo em conta o objecto de estudo e os objectivos da investigação, possibilitou-nos contribuir para: - minimizar a problemática, tantas vezes levantada, de saber se a formação deve atender às necessidades objectivas da prática dos professores, centrando-se numa visão bancária de creditação e de progressão na carreira ou, se, pelo contrário, deve sobretudo constituir-se como resposta às necessidades subjectivas, que se prendem com as motivações interiores dos professores e com a melhoria da sua educação/formação; - estudar a forma de controlar a qualidade das acções de formação pelos formandos e pelos formadores, com base em critérios objectivos multidisciplinares, nos domínios científico e pedagógico.Gonçalves, José Alberto MendonçaSapientiaJesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de2012-05-11T14:25:47Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:24.565804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
title |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
spellingShingle |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de Formação Contínua de Professores Centros de Formação de Associação de Escolas Impacto da Formação Carreira docente Avaliação Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
title_short |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
title_full |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
title_fullStr |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
title_full_unstemmed |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
title_sort |
Formação contínua de professores: impacto nos seus participantes |
author |
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de |
author_facet |
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, José Alberto Mendonça Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Contínua de Professores Centros de Formação de Associação de Escolas Impacto da Formação Carreira docente Avaliação Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
topic |
Formação Contínua de Professores Centros de Formação de Associação de Escolas Impacto da Formação Carreira docente Avaliação Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
description |
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005 |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2012-05-11T14:25:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/1137 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/1137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133156085858304 |