Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/827 |
Resumo: | O principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica diacró‑ nica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte ‑se de uma tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação (ausência da dicotomia avaliador ‑avaliado, seguindo ‑se uma lógica de avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza ‑se uma descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente, concluindo ‑se que a evolução diacró‑ nica do discurso normativo é caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último, considera ‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em aberto relativamente a esta problemática. |
id |
RCAP_8cb3f6825bbf21d0c70fe8dba5f5a65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.Avaliação do desempenho docenteAvaliação pelos paresDiscurso normativoO principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica diacró‑ nica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte ‑se de uma tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação (ausência da dicotomia avaliador ‑avaliado, seguindo ‑se uma lógica de avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza ‑se uma descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente, concluindo ‑se que a evolução diacró‑ nica do discurso normativo é caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último, considera ‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em aberto relativamente a esta problemática.2014-07-10T09:58:52Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/827por0870-418Abelha, MartaMachado, Eusébio AndréBarreira, CarlosSalgueiro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:05ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
title |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
spellingShingle |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. Abelha, Marta Avaliação do desempenho docente Avaliação pelos pares Discurso normativo |
title_short |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
title_full |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
title_fullStr |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
title_full_unstemmed |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
title_sort |
Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. |
author |
Abelha, Marta |
author_facet |
Abelha, Marta Machado, Eusébio André Barreira, Carlos Salgueiro, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Eusébio André Barreira, Carlos Salgueiro, Ana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abelha, Marta Machado, Eusébio André Barreira, Carlos Salgueiro, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente Avaliação pelos pares Discurso normativo |
topic |
Avaliação do desempenho docente Avaliação pelos pares Discurso normativo |
description |
O principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica diacró‑ nica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte ‑se de uma tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação (ausência da dicotomia avaliador ‑avaliado, seguindo ‑se uma lógica de avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza ‑se uma descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente, concluindo ‑se que a evolução diacró‑ nica do discurso normativo é caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último, considera ‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em aberto relativamente a esta problemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2014-07-10T09:58:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/827 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0870-418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302548169883648 |