Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelha, Marta
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Machado, Eusébio André, Barreira, Carlos, Salgueiro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/827
Resumo: O principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica diacró‑ nica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte ‑se de uma tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação (ausência da dicotomia avaliador ‑avaliado, seguindo ‑se uma lógica de avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza ‑se uma descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente, concluindo ‑se que a evolução diacró‑ nica do discurso normativo é caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último, considera ‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em aberto relativamente a esta problemática.
id RCAP_8cb3f6825bbf21d0c70fe8dba5f5a65a
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.Avaliação do desempenho docenteAvaliação pelos paresDiscurso normativoO principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica diacró‑ nica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte ‑se de uma tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação (ausência da dicotomia avaliador ‑avaliado, seguindo ‑se uma lógica de avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza ‑se uma descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente, concluindo ‑se que a evolução diacró‑ nica do discurso normativo é caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último, considera ‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em aberto relativamente a esta problemática.2014-07-10T09:58:52Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/827por0870-418Abelha, MartaMachado, Eusébio AndréBarreira, CarlosSalgueiro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:05ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
title Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
spellingShingle Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
Abelha, Marta
Avaliação do desempenho docente
Avaliação pelos pares
Discurso normativo
title_short Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
title_full Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
title_fullStr Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
title_full_unstemmed Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
title_sort Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.
author Abelha, Marta
author_facet Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
Barreira, Carlos
Salgueiro, Ana
author_role author
author2 Machado, Eusébio André
Barreira, Carlos
Salgueiro, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
Barreira, Carlos
Salgueiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente
Avaliação pelos pares
Discurso normativo
topic Avaliação do desempenho docente
Avaliação pelos pares
Discurso normativo
description O principal propósito deste artigo é dar conta, segundo uma lógica diacró‑ nica, do enquadramento normativo da avaliação pelos pares em Portugal, principalmente, desde 2008, embora sem esquecer os vários sistemas de avaliação de desempenho anteriores. Parte ‑se de uma tipologia na qual se identificam os vários tipos de avaliadores de acordo com as modalidades de avaliação: a autoavaliação (o avaliador é o próprio avaliado); heteroavaliação (o avaliador é um “outro”, quer com um estatuto interno, quer com um estatuto externo) e a coavaliação (ausência da dicotomia avaliador ‑avaliado, seguindo ‑se uma lógica de avaliação mútua). Tendo como base esta tipologia, realiza ‑se uma descrição dos vários sistemas de avaliação do desempenho docente, concluindo ‑se que a evolução diacró‑ nica do discurso normativo é caracterizada por um trânsito de um sistema marcado pela hegemonia da autoavaliação (até 2008) para um sistema que consagra uma lógica de heteroavaliação interna baseada na avaliação pelos pares. Por último, considera ‑se que a análise deste percurso normativo assume um caráter heurístico, pelo que se recenseiam várias questões em aberto relativamente a esta problemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-07-10T09:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/827
url http://hdl.handle.net/11328/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548169883648