Surfistas ou Copistas eis a questão? Structure Ia para dois pianos de Pierre Boulez: a formalização de um imaginário de autor
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5659 |
Resumo: | Em 1957 a música serial entra para a História da Música Ocidental. A ideia de progresso em música, frequentemente associado, na cultura ocidental, à emancipação da dissonância, encontra-se directamente relacionada com a dissolução do sistema tonal. A atonalidade e a formalização musical impostas pelo dodecafonismo e pelo serialismo, impõem muitos constrangimentos à liberdade do criador sendo também elas ultrapassadas pelo princípio da repetição absoluta presente na música minimal repetitiva. Entretanto várias obras são construídas, vários edifícios sonoros são edificados à luz de um rigor técnico, estilístico e estético e de um rigor formal e discursivo ímpares. De entre elas destacamos neste nosso trabalho a primeira de Structures para dois pianos de Pierre Boulez, uma obra totalmente formalizada constituindo um exemplo de algoritmo composicional. |
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Surfistas ou Copistas eis a questão? Structure Ia para dois pianos de Pierre Boulez: a formalização de um imaginário de autorPierre BoulezFormalização musicalSérie musicalStructure IaEm 1957 a música serial entra para a História da Música Ocidental. A ideia de progresso em música, frequentemente associado, na cultura ocidental, à emancipação da dissonância, encontra-se directamente relacionada com a dissolução do sistema tonal. A atonalidade e a formalização musical impostas pelo dodecafonismo e pelo serialismo, impõem muitos constrangimentos à liberdade do criador sendo também elas ultrapassadas pelo princípio da repetição absoluta presente na música minimal repetitiva. Entretanto várias obras são construídas, vários edifícios sonoros são edificados à luz de um rigor técnico, estilístico e estético e de um rigor formal e discursivo ímpares. De entre elas destacamos neste nosso trabalho a primeira de Structures para dois pianos de Pierre Boulez, uma obra totalmente formalizada constituindo um exemplo de algoritmo composicional.Escola Superior de Educação da Guarda2012-01-31T17:58:33Z2008-07-01T00:00:00Z2008-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5659por1646-1193Santana, HelenaSantana, Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:41Zoai:ria.ua.pt:10773/5659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:41.504756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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