Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sónia Daniela Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265
Resumo: A presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche
id RCAP_188e8355dcbc7d86556c36e8166619a5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagemEducação de infância - crecheDesenvolvimento da linguagemPoesiaA presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche2023-11-29T11:16:11Z2023-03-30T00:00:00Z2023-03-302023-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3265TID:203390873porMoreira, Sónia Daniela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:08Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.624751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
title Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
spellingShingle Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
Moreira, Sónia Daniela Ferreira
Educação de infância - creche
Desenvolvimento da linguagem
Poesia
title_short Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
title_full Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
title_fullStr Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
title_full_unstemmed Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
title_sort Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
author Moreira, Sónia Daniela Ferreira
author_facet Moreira, Sónia Daniela Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sónia Daniela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância - creche
Desenvolvimento da linguagem
Poesia
topic Educação de infância - creche
Desenvolvimento da linguagem
Poesia
description A presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T11:16:11Z
2023-03-30T00:00:00Z
2023-03-30
2023-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265
TID:203390873
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265
identifier_str_mv TID:203390873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308407304192