Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265 |
Resumo: | A presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche |
id |
RCAP_188e8355dcbc7d86556c36e8166619a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3265 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagemEducação de infância - crecheDesenvolvimento da linguagemPoesiaA presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche2023-11-29T11:16:11Z2023-03-30T00:00:00Z2023-03-302023-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3265TID:203390873porMoreira, Sónia Daniela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:08Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.624751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
title |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
spellingShingle |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem Moreira, Sónia Daniela Ferreira Educação de infância - creche Desenvolvimento da linguagem Poesia |
title_short |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
title_full |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
title_fullStr |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
title_full_unstemmed |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
title_sort |
Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem |
author |
Moreira, Sónia Daniela Ferreira |
author_facet |
Moreira, Sónia Daniela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Sónia Daniela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância - creche Desenvolvimento da linguagem Poesia |
topic |
Educação de infância - creche Desenvolvimento da linguagem Poesia |
description |
A presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29T11:16:11Z 2023-03-30T00:00:00Z 2023-03-30 2023-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265 TID:203390873 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265 |
identifier_str_mv |
TID:203390873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136308407304192 |