Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Carolina Gouveia Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2588
Resumo: Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais.
id RCAP_18a3debda96976939179fb3734e84bb4
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências NaturaisEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloCiências naturaisFormação de professoresDomínio/Área Científica::HumanidadesEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineCampos, Ana Carolina Gouveia Silva2017-06-05T13:11:39Z2017-05-052017-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2588TID:201702789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:55.500099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
title Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
spellingShingle Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
Campos, Ana Carolina Gouveia Silva
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ciências naturais
Formação de professores
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
title_full Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
title_fullStr Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
title_full_unstemmed Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
title_sort Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
author Campos, Ana Carolina Gouveia Silva
author_facet Campos, Ana Carolina Gouveia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Carolina Gouveia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ciências naturais
Formação de professores
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ciências naturais
Formação de professores
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-05T13:11:39Z
2017-05-05
2017-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2588
TID:201702789
url http://hdl.handle.net/10400.8/2588
identifier_str_mv TID:201702789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963605823488