Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2588 |
Resumo: | Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais. |
id |
RCAP_18a3debda96976939179fb3734e84bb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências NaturaisEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloCiências naturaisFormação de professoresDomínio/Área Científica::HumanidadesEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineCampos, Ana Carolina Gouveia Silva2017-06-05T13:11:39Z2017-05-052017-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2588TID:201702789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:55.500099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
title |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
spellingShingle |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais Campos, Ana Carolina Gouveia Silva Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ciências naturais Formação de professores Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
title_full |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
title_fullStr |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
title_sort |
Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais |
author |
Campos, Ana Carolina Gouveia Silva |
author_facet |
Campos, Ana Carolina Gouveia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Carolina Gouveia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ciências naturais Formação de professores Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ciências naturais Formação de professores Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-05T13:11:39Z 2017-05-05 2017-05-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2588 TID:201702789 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2588 |
identifier_str_mv |
TID:201702789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136963605823488 |