Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Nicole Gaspar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4994
Resumo: O presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
id RCAP_934a39c8c718d6414901dedd9d0984d1
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciênciasum estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade.Ensino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloCiênciasEnsino das ciênciasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaReis, Susana AlexandreIC-OnlineDuarte, Nicole Gaspar2020-07-07T10:56:35Z2020-06-192020-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4994TID:202497372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:25Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:41.992170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade.
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
Duarte, Nicole Gaspar
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ciências
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
author Duarte, Nicole Gaspar
author_facet Duarte, Nicole Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
Reis, Susana Alexandre
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Nicole Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ciências
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ciências
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T10:56:35Z
2020-06-19
2020-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4994
TID:202497372
url http://hdl.handle.net/10400.8/4994
identifier_str_mv TID:202497372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136980689223680