A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Maria Manuel de Matos Silva Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37779
Resumo: As perspetivas de futuro do turismo a nível mundial, incluindo a sua contribuição para o desenvolvimento económico e social, são cada vez mais importantes. Existe um volume significativo de procura estimulada pelo aumento do rendimento disponível, das motivações para viajar, do crescimento exponencial dos mercados emergentes acompanhado pelo crescimento continuado dos mercados tradicionais, das mudanças demográficas, sociais e tecnológicas, da diversificação de destinos e da crescente liberalização do sector. Um pouco por todo o mundo, os produtores de vinho estão cada vez mais cientes de que o turista não só está interessado em saborear o produto final, como também em perceber de onde vem o produto, quais as técnicas e pessoas envolvidas no processo de criação. Visando-se uma melhor compreensão do perfil dos empreendedores, do seu nível de desempenho, bem como da sua perceção de sucesso no contexto do enoturismo, surgem uma série de questões relacionadas com as perceções de sucesso dos empreendedores sobre os seus negócios, se uma formação na área da gestão ou do turismo ou ainda uma experiência profissional anterior numa destas áreas constitui um fator diferenciador destes empreendedores, com impacto ao nível dos seus resultados e desempenho. Pretende-se igualmente perceber se estes empreendedores sentem vontade em ver os seus negócios crescer, ou se a sua perceção de sucesso se baseia em outros aspetos que não o desempenho económico e financeiro. Por último, pretende-se igualmente aferir as implicações das visões destes empreendedores sobre o desempenho dos seus negócios numa perspetiva de sustentabilidade, com impacto ao nível da fidelização à marca, e a um passa palavra positivo.
id RCAP_18c9d4ac3517c23ec69da53a98a8c7e6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da BairradaEmpreendedorismoEnoturismoPerformancePerceção de sucessoAs perspetivas de futuro do turismo a nível mundial, incluindo a sua contribuição para o desenvolvimento económico e social, são cada vez mais importantes. Existe um volume significativo de procura estimulada pelo aumento do rendimento disponível, das motivações para viajar, do crescimento exponencial dos mercados emergentes acompanhado pelo crescimento continuado dos mercados tradicionais, das mudanças demográficas, sociais e tecnológicas, da diversificação de destinos e da crescente liberalização do sector. Um pouco por todo o mundo, os produtores de vinho estão cada vez mais cientes de que o turista não só está interessado em saborear o produto final, como também em perceber de onde vem o produto, quais as técnicas e pessoas envolvidas no processo de criação. Visando-se uma melhor compreensão do perfil dos empreendedores, do seu nível de desempenho, bem como da sua perceção de sucesso no contexto do enoturismo, surgem uma série de questões relacionadas com as perceções de sucesso dos empreendedores sobre os seus negócios, se uma formação na área da gestão ou do turismo ou ainda uma experiência profissional anterior numa destas áreas constitui um fator diferenciador destes empreendedores, com impacto ao nível dos seus resultados e desempenho. Pretende-se igualmente perceber se estes empreendedores sentem vontade em ver os seus negócios crescer, ou se a sua perceção de sucesso se baseia em outros aspetos que não o desempenho económico e financeiro. Por último, pretende-se igualmente aferir as implicações das visões destes empreendedores sobre o desempenho dos seus negócios numa perspetiva de sustentabilidade, com impacto ao nível da fidelização à marca, e a um passa palavra positivo.Future prospects for tourism worldwide, including its contribution to social and economic development, are becoming increasingly important. There has been a significant volume of demand stimulated by a rising disposable income, motivations to travel, exponential growth of emerging markets along with the ongoing growth in traditional markets, technological, social and demographic changes, the diversification of destinations and the increasing liberalization of the sector. Wine producers around the world are getting more and more aware that tourists are not only interested in tasting the final product but also in learning all the procedures involved: its origins, the techniques used, and the people engaged in the production process. For a better understanding of the entrepreneurs' profile, their level of performance and also of their perception of success within the context of wine tourism, a lot of questions arise about their perception of success in their business. If some training in the management or tourism area, or some previous professional experience in one of these sectors of life can be a differentiating factor with impact on their results and performance; It is also intended to understand whether these enterprisers really aim at achieving higher standards in their business, or their perception of success is based on other aspects than economic and financial performance; Finally, it is important to assess the implications of these entrepreneurs' views on their business performance from a sustainability perspective with an impact on brand loyalty and on a positive word of mouth.2023-05-19T09:07:46Z2022-12-07T00:00:00Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37779porLoureiro, Maria Manuel de Matos Silva Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:12:00Zoai:ria.ua.pt:10773/37779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:56.027006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
title A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
spellingShingle A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
Loureiro, Maria Manuel de Matos Silva Pinto
Empreendedorismo
Enoturismo
Performance
Perceção de sucesso
title_short A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
title_full A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
title_fullStr A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
title_full_unstemmed A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
title_sort A performance dos negócios em enoturismo e a perceção de sucesso por parte dos empreendedores: o caso da Bairrada
author Loureiro, Maria Manuel de Matos Silva Pinto
author_facet Loureiro, Maria Manuel de Matos Silva Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Maria Manuel de Matos Silva Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Enoturismo
Performance
Perceção de sucesso
topic Empreendedorismo
Enoturismo
Performance
Perceção de sucesso
description As perspetivas de futuro do turismo a nível mundial, incluindo a sua contribuição para o desenvolvimento económico e social, são cada vez mais importantes. Existe um volume significativo de procura estimulada pelo aumento do rendimento disponível, das motivações para viajar, do crescimento exponencial dos mercados emergentes acompanhado pelo crescimento continuado dos mercados tradicionais, das mudanças demográficas, sociais e tecnológicas, da diversificação de destinos e da crescente liberalização do sector. Um pouco por todo o mundo, os produtores de vinho estão cada vez mais cientes de que o turista não só está interessado em saborear o produto final, como também em perceber de onde vem o produto, quais as técnicas e pessoas envolvidas no processo de criação. Visando-se uma melhor compreensão do perfil dos empreendedores, do seu nível de desempenho, bem como da sua perceção de sucesso no contexto do enoturismo, surgem uma série de questões relacionadas com as perceções de sucesso dos empreendedores sobre os seus negócios, se uma formação na área da gestão ou do turismo ou ainda uma experiência profissional anterior numa destas áreas constitui um fator diferenciador destes empreendedores, com impacto ao nível dos seus resultados e desempenho. Pretende-se igualmente perceber se estes empreendedores sentem vontade em ver os seus negócios crescer, ou se a sua perceção de sucesso se baseia em outros aspetos que não o desempenho económico e financeiro. Por último, pretende-se igualmente aferir as implicações das visões destes empreendedores sobre o desempenho dos seus negócios numa perspetiva de sustentabilidade, com impacto ao nível da fidelização à marca, e a um passa palavra positivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T00:00:00Z
2022-12-07
2023-05-19T09:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37779
url http://hdl.handle.net/10773/37779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137733221810176