Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/57428 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros. |
id |
RCAP_18da86527668ccce96fcb9ba60bbb414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57428 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitáriosInventory of psychological characteristics associated with academic performance: university student validationInventario de características psicológicas asociadas con el desempeño académico: validación en estudiantes universitariosRendimento escolarAvaliação psicológicaEnsino superiorAcademic achievementPsychological evaluationHigher educationRendimiento escolarEvaluación psicológicaEnseñanza universitariaCiências Sociais::PsicologiaEste estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.This study aimed to adapt and validate a self-report questionnaire to study students of academic merit for a Portuguese population. The Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance was originally developed by Dutch researchers. The sample consisted of 1,366 students (771 women, 597 men) from the 1st cycle degree in the Portuguese higher education, belonging to three areas of study: Science and Technology, Social and Human Sciences, and Arts and Humanities. Exploratory factor analysis pointed to a six-factor structure related to three dimensions: Cognitive-Creative, Motivation and Learning Strategies, Persistence, Social Interaction, Search for Excellence, and Cultural Interest. Reliability indexes (Cronbach's alpha) for each of these dimensions are adequate. The results are discussed and guidelines are presented for future studies. Keywords: academic achievement; psychological evaluation; higher education.Este estudio tuvo como objetivo adaptar y validar en la población portuguesa un cuestionario de autoinforme para estudiar alumnos de mérito académico, desarrollado originalmente por investigadores holandeses; la versión portuguesa se denomina Inventario de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (Inventario de Características Psicológicas Asociadas al Desempeño Académico). Participaron 1366 estudiantes (771 mujeres y 597 hombres) de primer ciclo de enseñanza universitaria portuguesa de cursos pertenecientes a tres áreas del conocimiento: Ciencia y Tecnología, Ciencias Sociales y Humanas, Arte y Humanidades. El análisis factorial exploratorio señaló una estructura con 6 factores relacionados con las dimensiones: Cognitivo-creativa; Motivación y Estrategias de Aprendizaje; Persistencia; Interacción Social; Búsqueda de Excelencia e Interés Cultural. Los índices de fidelidad (alfa de Cronbach) para cada una de estas dimensiones se mostraron adecuados. Los resultados son discutidos y se presentan líneas directrices para futuros estudios.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaUniversidade do MinhoAntunes, Ana PereiraMorais, Maria de FátimaMartins, F.2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57428porAntunes, A. P., Morais, M. F., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: Validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.125691677-04712175-343110.15689/ap.2017.1604.12569http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:18:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:02.207290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários Inventory of psychological characteristics associated with academic performance: university student validation Inventario de características psicológicas asociadas con el desempeño académico: validación en estudiantes universitarios |
title |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários |
spellingShingle |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários Antunes, Ana Pereira Rendimento escolar Avaliação psicológica Ensino superior Academic achievement Psychological evaluation Higher education Rendimiento escolar Evaluación psicológica Enseñanza universitaria Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários |
title_full |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários |
title_fullStr |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários |
title_full_unstemmed |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários |
title_sort |
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários |
author |
Antunes, Ana Pereira |
author_facet |
Antunes, Ana Pereira Morais, Maria de Fátima Martins, F. |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Maria de Fátima Martins, F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana Pereira Morais, Maria de Fátima Martins, F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar Avaliação psicológica Ensino superior Academic achievement Psychological evaluation Higher education Rendimiento escolar Evaluación psicológica Enseñanza universitaria Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Rendimento escolar Avaliação psicológica Ensino superior Academic achievement Psychological evaluation Higher education Rendimiento escolar Evaluación psicológica Enseñanza universitaria Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10 2017-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/57428 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/57428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, A. P., Morais, M. F., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: Validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12569 1677-0471 2175-3431 10.15689/ap.2017.1604.12569 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132308223033344 |