Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morais, Maria de Fátima, Martins, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57428
Resumo: Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.
id RCAP_18da86527668ccce96fcb9ba60bbb414
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitáriosInventory of psychological characteristics associated with academic performance: university student validationInventario de características psicológicas asociadas con el desempeño académico: validación en estudiantes universitariosRendimento escolarAvaliação psicológicaEnsino superiorAcademic achievementPsychological evaluationHigher educationRendimiento escolarEvaluación psicológicaEnseñanza universitariaCiências Sociais::PsicologiaEste estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.This study aimed to adapt and validate a self-report questionnaire to study students of academic merit for a Portuguese population. The Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance was originally developed by Dutch researchers. The sample consisted of 1,366 students (771 women, 597 men) from the 1st cycle degree in the Portuguese higher education, belonging to three areas of study: Science and Technology, Social and Human Sciences, and Arts and Humanities. Exploratory factor analysis pointed to a six-factor structure related to three dimensions: Cognitive-Creative, Motivation and Learning Strategies, Persistence, Social Interaction, Search for Excellence, and Cultural Interest. Reliability indexes (Cronbach's alpha) for each of these dimensions are adequate. The results are discussed and guidelines are presented for future studies. Keywords: academic achievement; psychological evaluation; higher education.Este estudio tuvo como objetivo adaptar y validar en la población portuguesa un cuestionario de autoinforme para estudiar alumnos de mérito académico, desarrollado originalmente por investigadores holandeses; la versión portuguesa se denomina Inventario de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (Inventario de Características Psicológicas Asociadas al Desempeño Académico). Participaron 1366 estudiantes (771 mujeres y 597 hombres) de primer ciclo de enseñanza universitaria portuguesa de cursos pertenecientes a tres áreas del conocimiento: Ciencia y Tecnología, Ciencias Sociales y Humanas, Arte y Humanidades. El análisis factorial exploratorio señaló una estructura con 6 factores relacionados con las dimensiones: Cognitivo-creativa; Motivación y Estrategias de Aprendizaje; Persistencia; Interacción Social; Búsqueda de Excelencia e Interés Cultural. Los índices de fidelidad (alfa de Cronbach) para cada una de estas dimensiones se mostraron adecuados. Los resultados son discutidos y se presentan líneas directrices para futuros estudios.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaUniversidade do MinhoAntunes, Ana PereiraMorais, Maria de FátimaMartins, F.2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57428porAntunes, A. P., Morais, M. F., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: Validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.125691677-04712175-343110.15689/ap.2017.1604.12569http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:18:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:02.207290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
Inventory of psychological characteristics associated with academic performance: university student validation
Inventario de características psicológicas asociadas con el desempeño académico: validación en estudiantes universitarios
title Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
spellingShingle Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
Antunes, Ana Pereira
Rendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
Rendimiento escolar
Evaluación psicológica
Enseñanza universitaria
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_full Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_fullStr Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_full_unstemmed Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_sort Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
author_role author
author2 Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
Rendimiento escolar
Evaluación psicológica
Enseñanza universitaria
Ciências Sociais::Psicologia
topic Rendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
Rendimiento escolar
Evaluación psicológica
Enseñanza universitaria
Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57428
url https://hdl.handle.net/1822/57428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, A. P., Morais, M. F., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: Validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12569
1677-0471
2175-3431
10.15689/ap.2017.1604.12569
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132308223033344