Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morais, Maria de Fátima, Martins, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2955
Resumo: Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito acadêmico, desenvolvido, originalmente, por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Acadêmico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a três áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com seis fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma dessas dimensões revelam-se adequados. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.
id RCAP_ea033f3a43e88e6fe11b097bf5ac43ac
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitáriosRendimento escolarAvaliação psicológicaEnsino superiorAcademic achievementPsychological evaluationHigher education.Faculdade de Artes e HumanidadesEste estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito acadêmico, desenvolvido, originalmente, por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Acadêmico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a três áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com seis fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma dessas dimensões revelam-se adequados. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.This study aimed to adapt and validate a self-report questionnaire to study students of academic merit for a Portuguese population. The Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance was originally developed by Dutch researchers. The sample consisted of 1,366 students (771 women, 597 men) from the 1st cycle degree in the Portuguese higher education, belonging to three areas of study: Science and Technology, Social and Human Sciences, and Arts and Humanities. Exploratory factor analysis pointed to a six-factor structure related to three dimensions: Cognitive-Creative, Motivation and Learning Strategies, Persistence, Social Interaction, Search for Excellence, and Cultural Interest. Reliability indexes (Cronbach's alpha) for each of these dimensions are adequate. The results are discussed and guidelines are presented for future studies.Instituto Brasileiro de Avaliação PsicológicaDigitUMaAntunes, Ana PereiraMorais, Maria de FátimaMartins, Fernanda2020-11-02T12:13:56Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2955porAntunes, A. P., de Fátima Morais, M., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:49Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.571126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
spellingShingle Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
Antunes, Ana Pereira
Rendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_full Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_fullStr Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_full_unstemmed Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
title_sort Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
author_role author
author2 Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Rendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito acadêmico, desenvolvido, originalmente, por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Acadêmico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a três áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com seis fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma dessas dimensões revelam-se adequados. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2020-11-02T12:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2955
url http://hdl.handle.net/10400.13/2955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, A. P., de Fátima Morais, M., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129928700002304