Benefícios da gestão do conhecimento nas organizações: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Paulo Jorge Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2804
Resumo: Qualquer organização visa, fundamentalmente, melhorar o seu desempenho através da aplicação, reutilização e reaproveitamento do seu conhecimento organizacional. Este conhecimento deve ser preciso, relevante e temporal, isto é, deve ser aperfeiçoado constantemente, visando, de forma consciente, facilitar a partilha e divulgação do mesmo, de modo a potenciar os benefícios por ele criado. O propósito deste estudo foi identificar os Benefícios da Gestão do Conhecimento numa organização prestadora de serviços na área de Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo sido confinado o estudo à área de negócio de realização de projectos. A recolha de dados foi conseguida através da análise documental, da realização de entrevistas semi-estruturadas e de um questionário. As entrevistas foram realizadas à Gestão de Topo e à Gestão Intermédia. Os questionários foram realizados a um conjunto de colaboradores com experiência na participação em projectos. Através da análise aos dados recolhidos conclui-se que apesar de existirem algumas práticas na criação e partilha de conhecimento, a Gestão do Conhecimento não está instituída na organização. Aos dados obtidos aplicou-se um método de Gestão de Benefícios de forma a identificar os benefícios que a Gestão de Conhecimento pode proporcionar. Os benefícios só serão alcançados se a organização definir quais os objectivos de investimento associados aos benefícios e realizar um conjunto de projectos que proporcionem mudanças na forma de trabalhar. Uma das conclusões é que existe a consciência na Organização da importância das práticas da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento e melhoramento de produtos e/ou serviços ou no aumento da eficácia dos processos produtivos ou de suporte.
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