Benefícios da gestão do conhecimento nas organizações: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2804 |
Resumo: | Qualquer organização visa, fundamentalmente, melhorar o seu desempenho através da aplicação, reutilização e reaproveitamento do seu conhecimento organizacional. Este conhecimento deve ser preciso, relevante e temporal, isto é, deve ser aperfeiçoado constantemente, visando, de forma consciente, facilitar a partilha e divulgação do mesmo, de modo a potenciar os benefícios por ele criado. O propósito deste estudo foi identificar os Benefícios da Gestão do Conhecimento numa organização prestadora de serviços na área de Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo sido confinado o estudo à área de negócio de realização de projectos. A recolha de dados foi conseguida através da análise documental, da realização de entrevistas semi-estruturadas e de um questionário. As entrevistas foram realizadas à Gestão de Topo e à Gestão Intermédia. Os questionários foram realizados a um conjunto de colaboradores com experiência na participação em projectos. Através da análise aos dados recolhidos conclui-se que apesar de existirem algumas práticas na criação e partilha de conhecimento, a Gestão do Conhecimento não está instituída na organização. Aos dados obtidos aplicou-se um método de Gestão de Benefícios de forma a identificar os benefícios que a Gestão de Conhecimento pode proporcionar. Os benefícios só serão alcançados se a organização definir quais os objectivos de investimento associados aos benefícios e realizar um conjunto de projectos que proporcionem mudanças na forma de trabalhar. Uma das conclusões é que existe a consciência na Organização da importância das práticas da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento e melhoramento de produtos e/ou serviços ou no aumento da eficácia dos processos produtivos ou de suporte. |
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Benefícios da gestão do conhecimento nas organizações: estudo de casoGestão de benefíciosGestão do conhecimentoProjectoEstudo de casosBenefits managementKnowledge ManagementProjectCase StudyQualquer organização visa, fundamentalmente, melhorar o seu desempenho através da aplicação, reutilização e reaproveitamento do seu conhecimento organizacional. Este conhecimento deve ser preciso, relevante e temporal, isto é, deve ser aperfeiçoado constantemente, visando, de forma consciente, facilitar a partilha e divulgação do mesmo, de modo a potenciar os benefícios por ele criado. O propósito deste estudo foi identificar os Benefícios da Gestão do Conhecimento numa organização prestadora de serviços na área de Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo sido confinado o estudo à área de negócio de realização de projectos. A recolha de dados foi conseguida através da análise documental, da realização de entrevistas semi-estruturadas e de um questionário. As entrevistas foram realizadas à Gestão de Topo e à Gestão Intermédia. Os questionários foram realizados a um conjunto de colaboradores com experiência na participação em projectos. Através da análise aos dados recolhidos conclui-se que apesar de existirem algumas práticas na criação e partilha de conhecimento, a Gestão do Conhecimento não está instituída na organização. Aos dados obtidos aplicou-se um método de Gestão de Benefícios de forma a identificar os benefícios que a Gestão de Conhecimento pode proporcionar. Os benefícios só serão alcançados se a organização definir quais os objectivos de investimento associados aos benefícios e realizar um conjunto de projectos que proporcionem mudanças na forma de trabalhar. Uma das conclusões é que existe a consciência na Organização da importância das práticas da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento e melhoramento de produtos e/ou serviços ou no aumento da eficácia dos processos produtivos ou de suporte.Any organization aim essentially to improve her performance through the application, reutilization and making good use of her organizational knowledge. This knowledge must be well defined, outstanding and worldly, must be constantly improved having in view with conscious manner to facilitate the sharing and divulgation of the same in order to raise the benefits made by him. The purpose of this study was to identify the Benefits of the Knowledge Management on an organization that render services on the Systems and Information Technology area. The study was directed to the business area of making projects. The data gathering was acquired through the documentary analysis, realization of semi-structured interviews and a questionnaire. The interviews were made to the Top and Intermediate Management. The questionnaires were made to a group of collaborators with experience in projects participation. The data analysis concludes that although there are some practices in creation and sharing of knowledge, the Knowledge Management is not institute in the Organization. To achieve data was applied a Benefits method in order to identify the Benefits that Knowledge Management can provide. The Benefits will only be achieved if the organization defines witch investment objectives associate to the benefits, and make a group of projects that provide changes in the way of work. One of the conclusions of this study is that there is a consciousness in the organization of the importance of Knowledge Management practices in the development and improvement of products and/or services and in the increase of effectiveness of productive on either support processes.2011-07-29T09:33:47Z2011-07-29T00:00:00Z2011-07-292010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2804porPina, Paulo Jorge Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:14.629097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Qualquer organização visa, fundamentalmente, melhorar o seu desempenho através da aplicação, reutilização e reaproveitamento do seu conhecimento organizacional. Este conhecimento deve ser preciso, relevante e temporal, isto é, deve ser aperfeiçoado constantemente, visando, de forma consciente, facilitar a partilha e divulgação do mesmo, de modo a potenciar os benefícios por ele criado. O propósito deste estudo foi identificar os Benefícios da Gestão do Conhecimento numa organização prestadora de serviços na área de Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo sido confinado o estudo à área de negócio de realização de projectos. A recolha de dados foi conseguida através da análise documental, da realização de entrevistas semi-estruturadas e de um questionário. As entrevistas foram realizadas à Gestão de Topo e à Gestão Intermédia. Os questionários foram realizados a um conjunto de colaboradores com experiência na participação em projectos. Através da análise aos dados recolhidos conclui-se que apesar de existirem algumas práticas na criação e partilha de conhecimento, a Gestão do Conhecimento não está instituída na organização. Aos dados obtidos aplicou-se um método de Gestão de Benefícios de forma a identificar os benefícios que a Gestão de Conhecimento pode proporcionar. Os benefícios só serão alcançados se a organização definir quais os objectivos de investimento associados aos benefícios e realizar um conjunto de projectos que proporcionem mudanças na forma de trabalhar. Uma das conclusões é que existe a consciência na Organização da importância das práticas da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento e melhoramento de produtos e/ou serviços ou no aumento da eficácia dos processos produtivos ou de suporte. |
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