Parceria Escola-Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ildo José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5498
Resumo: O presente estudo tem por objectivo analisar o envolvimento parental na Escola S.J.B. tal como ele é percepcionado por professores e pais. Com base na tipologia de Epstein (1992, 1993), procuramos resposta à pergunta de partida «como pode ser potenciado o envolvimento parental na Escola Secundária Jorge Barbosa?» com propósito de conhecer (1) a realidade do envolvimento parental na escola tal como ele é percep-cionado por professores e por pais, (2) os factores que afectam a participação dos pais na vida escolar e (3) a forma como o envolvimento parental está associado ao ajustamento emocional e académico. Adoptamos o estudo de caso, tendo em conta que este corresponde, segundo Yin (1994), a uma investigação empírica que investiga o fenómeno contemporâneo dentro do contex-to da vida real. Os resultados obtidos confirmam as conclusões de Swap (1990) e de Diogo (1998) em que des-tacam a tradicional separação entre a escola e família, a tradicional culpabilização entre a família e a escola, a persistência das estruturas organizativas dos estabelecimentos de ensino e os facto-res socioeconómicos como obstáculos no envolvimento parental.
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