Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14630 |
Resumo: | A importância que o processo de transição assume na vida de uma criança, e a necessidade de ultrapassar as dificuldades impostas, pelo profundo divórcio e disparidades, que ainda se verificam entre a educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico, determinaram a pertinência do presente Projecto. Assim, após um período de análise e recolha de dados, do contexto educativo do Jardim-de-infância e da Escola de 1ºCiclo, bem como das perspectivas dos intervenientes do processo educativo acerca das transições, foram identificadas as problemáticas da realidade observada, o que permitiu adequar as intenções, objectivos e planos de intervenção do Projecto, às necessidades verificadas. Nesse sentido, foram desenvolvidas acções que permitiram: familiarizar as crianças do Pré-Escolar com o contexto do 1ºCiclo; envolver as famílias no processo de transição; consciencializar e sensibilizar as famílias e profissionais para a problemática das transições e promover a articulação entre os dois níveis de ensino. Perante a avaliação reflexiva das experiências-chave dinamizadas, concluiu-se que a utilização de estratégias facilitadoras, assentes no envolvimento, participação activa e inter-relação das crianças, famílias e profissionais, e na efectiva continuidade educativa, permitem alcançar transições bem sucedidas, sendo inegável as suas repercussões nas aprendizagens e desenvolvimento da criança. |
id |
RCAP_ee13cc386efce6764c0b3df5c76a6de3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14630 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativaTransiçãoArticulação / ParceriaContinuidadeEnvolvimento ParentalProntidãoA importância que o processo de transição assume na vida de uma criança, e a necessidade de ultrapassar as dificuldades impostas, pelo profundo divórcio e disparidades, que ainda se verificam entre a educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico, determinaram a pertinência do presente Projecto. Assim, após um período de análise e recolha de dados, do contexto educativo do Jardim-de-infância e da Escola de 1ºCiclo, bem como das perspectivas dos intervenientes do processo educativo acerca das transições, foram identificadas as problemáticas da realidade observada, o que permitiu adequar as intenções, objectivos e planos de intervenção do Projecto, às necessidades verificadas. Nesse sentido, foram desenvolvidas acções que permitiram: familiarizar as crianças do Pré-Escolar com o contexto do 1ºCiclo; envolver as famílias no processo de transição; consciencializar e sensibilizar as famílias e profissionais para a problemática das transições e promover a articulação entre os dois níveis de ensino. Perante a avaliação reflexiva das experiências-chave dinamizadas, concluiu-se que a utilização de estratégias facilitadoras, assentes no envolvimento, participação activa e inter-relação das crianças, famílias e profissionais, e na efectiva continuidade educativa, permitem alcançar transições bem sucedidas, sendo inegável as suas repercussões nas aprendizagens e desenvolvimento da criança.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumRamos, Raquel Vanessa Horta2016-09-12T12:48:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:20.039047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
title |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
spellingShingle |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa Ramos, Raquel Vanessa Horta Transição Articulação / Parceria Continuidade Envolvimento Parental Prontidão |
title_short |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
title_full |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
title_fullStr |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
title_full_unstemmed |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
title_sort |
Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa |
author |
Ramos, Raquel Vanessa Horta |
author_facet |
Ramos, Raquel Vanessa Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Raquel Vanessa Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Articulação / Parceria Continuidade Envolvimento Parental Prontidão |
topic |
Transição Articulação / Parceria Continuidade Envolvimento Parental Prontidão |
description |
A importância que o processo de transição assume na vida de uma criança, e a necessidade de ultrapassar as dificuldades impostas, pelo profundo divórcio e disparidades, que ainda se verificam entre a educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico, determinaram a pertinência do presente Projecto. Assim, após um período de análise e recolha de dados, do contexto educativo do Jardim-de-infância e da Escola de 1ºCiclo, bem como das perspectivas dos intervenientes do processo educativo acerca das transições, foram identificadas as problemáticas da realidade observada, o que permitiu adequar as intenções, objectivos e planos de intervenção do Projecto, às necessidades verificadas. Nesse sentido, foram desenvolvidas acções que permitiram: familiarizar as crianças do Pré-Escolar com o contexto do 1ºCiclo; envolver as famílias no processo de transição; consciencializar e sensibilizar as famílias e profissionais para a problemática das transições e promover a articulação entre os dois níveis de ensino. Perante a avaliação reflexiva das experiências-chave dinamizadas, concluiu-se que a utilização de estratégias facilitadoras, assentes no envolvimento, participação activa e inter-relação das crianças, famílias e profissionais, e na efectiva continuidade educativa, permitem alcançar transições bem sucedidas, sendo inegável as suas repercussões nas aprendizagens e desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2016-09-12T12:48:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14630 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130018395193344 |