Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Raquel Vanessa Horta
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14630
Resumo: A importância que o processo de transição assume na vida de uma criança, e a necessidade de ultrapassar as dificuldades impostas, pelo profundo divórcio e disparidades, que ainda se verificam entre a educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico, determinaram a pertinência do presente Projecto. Assim, após um período de análise e recolha de dados, do contexto educativo do Jardim-de-infância e da Escola de 1ºCiclo, bem como das perspectivas dos intervenientes do processo educativo acerca das transições, foram identificadas as problemáticas da realidade observada, o que permitiu adequar as intenções, objectivos e planos de intervenção do Projecto, às necessidades verificadas. Nesse sentido, foram desenvolvidas acções que permitiram: familiarizar as crianças do Pré-Escolar com o contexto do 1ºCiclo; envolver as famílias no processo de transição; consciencializar e sensibilizar as famílias e profissionais para a problemática das transições e promover a articulação entre os dois níveis de ensino. Perante a avaliação reflexiva das experiências-chave dinamizadas, concluiu-se que a utilização de estratégias facilitadoras, assentes no envolvimento, participação activa e inter-relação das crianças, famílias e profissionais, e na efectiva continuidade educativa, permitem alcançar transições bem sucedidas, sendo inegável as suas repercussões nas aprendizagens e desenvolvimento da criança.
id RCAP_ee13cc386efce6764c0b3df5c76a6de3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativaTransiçãoArticulação / ParceriaContinuidadeEnvolvimento ParentalProntidãoA importância que o processo de transição assume na vida de uma criança, e a necessidade de ultrapassar as dificuldades impostas, pelo profundo divórcio e disparidades, que ainda se verificam entre a educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico, determinaram a pertinência do presente Projecto. Assim, após um período de análise e recolha de dados, do contexto educativo do Jardim-de-infância e da Escola de 1ºCiclo, bem como das perspectivas dos intervenientes do processo educativo acerca das transições, foram identificadas as problemáticas da realidade observada, o que permitiu adequar as intenções, objectivos e planos de intervenção do Projecto, às necessidades verificadas. Nesse sentido, foram desenvolvidas acções que permitiram: familiarizar as crianças do Pré-Escolar com o contexto do 1ºCiclo; envolver as famílias no processo de transição; consciencializar e sensibilizar as famílias e profissionais para a problemática das transições e promover a articulação entre os dois níveis de ensino. Perante a avaliação reflexiva das experiências-chave dinamizadas, concluiu-se que a utilização de estratégias facilitadoras, assentes no envolvimento, participação activa e inter-relação das crianças, famílias e profissionais, e na efectiva continuidade educativa, permitem alcançar transições bem sucedidas, sendo inegável as suas repercussões nas aprendizagens e desenvolvimento da criança.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumRamos, Raquel Vanessa Horta2016-09-12T12:48:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:20.039047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
title Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
spellingShingle Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
Ramos, Raquel Vanessa Horta
Transição
Articulação / Parceria
Continuidade
Envolvimento Parental
Prontidão
title_short Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
title_full Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
title_fullStr Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
title_full_unstemmed Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
title_sort Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa
author Ramos, Raquel Vanessa Horta
author_facet Ramos, Raquel Vanessa Horta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Raquel Vanessa Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Transição
Articulação / Parceria
Continuidade
Envolvimento Parental
Prontidão
topic Transição
Articulação / Parceria
Continuidade
Envolvimento Parental
Prontidão
description A importância que o processo de transição assume na vida de uma criança, e a necessidade de ultrapassar as dificuldades impostas, pelo profundo divórcio e disparidades, que ainda se verificam entre a educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico, determinaram a pertinência do presente Projecto. Assim, após um período de análise e recolha de dados, do contexto educativo do Jardim-de-infância e da Escola de 1ºCiclo, bem como das perspectivas dos intervenientes do processo educativo acerca das transições, foram identificadas as problemáticas da realidade observada, o que permitiu adequar as intenções, objectivos e planos de intervenção do Projecto, às necessidades verificadas. Nesse sentido, foram desenvolvidas acções que permitiram: familiarizar as crianças do Pré-Escolar com o contexto do 1ºCiclo; envolver as famílias no processo de transição; consciencializar e sensibilizar as famílias e profissionais para a problemática das transições e promover a articulação entre os dois níveis de ensino. Perante a avaliação reflexiva das experiências-chave dinamizadas, concluiu-se que a utilização de estratégias facilitadoras, assentes no envolvimento, participação activa e inter-relação das crianças, famílias e profissionais, e na efectiva continuidade educativa, permitem alcançar transições bem sucedidas, sendo inegável as suas repercussões nas aprendizagens e desenvolvimento da criança.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2016-09-12T12:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14630
url http://hdl.handle.net/10400.26/14630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130018395193344