Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/108471 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_192b3a568004a1a90bf42d5e2b039feb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/108471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens PedagógicasPromoting Meaningful Learning in Geography Teaching: Different Pedagogical ApproachesActive LearningDiversified MethodologiesGeographic EducationGeography TeachingSchool ContextAprendizagem AtivaMetodologias DiversificadasEducação GeográficaEnsino da GeografiaContexto escolarRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis report was carried out within the scope of the Pedagogical Practice of Supervised Teaching, integrated into the Master in Geography Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, which took place at the Elementary and Secondary School of Cristina Torres, in Figueira da Foz.Currently, teaching is increasingly focused on the student and their dynamic role in learning. Thus, the teacher is seen as a fundamental piece, allowing the acquisition of knowledge to the student. Therefore, it is pertinent to analyse the impact that different didactic applications have in the educational context. To this end, a set of classes with differentials in terms of didactic application were planned. In this way, it was intended to introduce new strategies in the classroom, using active learning methodologies and other more expositive ones to two classes, one from the 10th grade and the other from the 11th grade. As a way of understanding the students' perception of the different classes, a questionnaire survey was carried out at the end of each one. This methodology intended to analyse how the students assimilated and evaluated the classes.The results were congruent, insofar as it was noticeable that, even though, the evaluations were high, the students demonstrated that not only the classes with more diversified methodologies present good results. Also, there is a positive relationship between effort, motivation, and participation, which reflects that more motivated students are more participative and committed students. However, in terms of innovation, we can see that the classes considered the most innovative are not always those that obtained the best participation values. This demonstrates that it is necessary to diversify methodologies, activities, and resources within the classroom, to provide students with numerous experiences throughout the learning process.Este relatório de estágio foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Básica e Secundária de Cristina Torres, na Figueira da Foz.Atualmente, o ensino é cada vez mais focado no aluno e no seu papel dinâmico na aprendizagem. Assim, o professor é encarado como uma peça fundamental, permitindo a aquisição dos conhecimentos ao aluno. Deste modo, é pertinente analisar o impacte que diferentes aplicações didáticas têm no contexto educativo. Para tal, foram planificadas um conjunto de aulas com diferenciais no que diz respeito à aplicação didática. Deste modo, pretendeu-se introduzir novas estratégias em sala de aula, através do uso de metodologias ativas e outras mais expositivas a duas turmas, uma do 10º ano e outra do 11º ano de escolaridade. Como forma de entender a perceção dos alunos sobre as diferentes aulas, foi realizado no fim de cada uma, um inquérito por questionário. Esta metodologia pretendia analisar como é que os alunos assimilaram e avaliaram as aulas. Os resultados foram congruentes, na medida em que foi percetível que apesar de, na generalidade, as avaliações serem altas, os alunos demonstraram que não só as aulas com metodologias mais diversificadas apresentam bons resultados. Assim, denota-se uma relação positiva entre o empenho, motivação e participação, o que reflete que alunos mais motivados, são alunos mais participativos e empenhados. No entanto, ao nível da inovação podemos perceber que nem sempre as aulas consideradas mais inovadoras são aquelas que obtiveram os melhores valores de participação. Isto demonstra que, é necessário diversificar metodologias, atividades e recursos dentro da sala de aula, de forma que, se proporcione aos alunos inúmeras experiências ao longo do processo de aprendizagem.2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108471http://hdl.handle.net/10316/108471TID:203344847porSilva, Rafaela Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:07:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:45.937315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas Promoting Meaningful Learning in Geography Teaching: Different Pedagogical Approaches |
title |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas |
spellingShingle |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas Silva, Rafaela Pereira Active Learning Diversified Methodologies Geographic Education Geography Teaching School Context Aprendizagem Ativa Metodologias Diversificadas Educação Geográfica Ensino da Geografia Contexto escolar |
title_short |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas |
title_full |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas |
title_fullStr |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas |
title_sort |
Promoção de Aprendizagens Significativas no Ensino da Geografia: Diferentes Abordagens Pedagógicas |
author |
Silva, Rafaela Pereira |
author_facet |
Silva, Rafaela Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafaela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active Learning Diversified Methodologies Geographic Education Geography Teaching School Context Aprendizagem Ativa Metodologias Diversificadas Educação Geográfica Ensino da Geografia Contexto escolar |
topic |
Active Learning Diversified Methodologies Geographic Education Geography Teaching School Context Aprendizagem Ativa Metodologias Diversificadas Educação Geográfica Ensino da Geografia Contexto escolar |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/108471 http://hdl.handle.net/10316/108471 TID:203344847 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/108471 |
identifier_str_mv |
TID:203344847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134131408338944 |