Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5126 |
Resumo: | O presente relatório descreve e analisa as atividades docentes que desenvolvemos ao longo do ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica 2,3 de Arazede. Trata-se de um documento que espelha a atividade complexa, diversificada e vasta que constitui hoje a realidade quotidiana do exercício da profissão docente. Profissão a que também associamos a partilha da alegria das crianças e a função social do ensino, que a colocam entre as profissões mais dignas e gratificantes no plano da experiência pessoal, e onde se destaca a importância de um serviço prestado e contributo insubstituível para o desenvolvimento das novas gerações e da evolução social e civilizacional. Com o objetivo de clarificação e sistematização de ideias e tarefas dividimos as atividades em dois grandes grupos, um primeiro relativo à componente letiva e o outro relativo à atividade não letiva. Na componente letiva são descritas e analisadas as atividades e funções desempenhadas coma lecionação da disciplina de Educação Física a duas turmas do 5.º ano (41 alunos), duas turmas do 6º (29 alunos) e uma do 7º ano (14 alunos). Neste contexto são apresentadas as matérias, as estratégias de ensino utilizadas e outras informações relevantes para a caraterização das atividades e vivências ocorridas. Também na componente letiva incluímos o trabalho realizado no âmbito do Desporto Escolar com um Grupo/Equipa de Basquetebol no escalão de Iniciadas Femininos (18 alunas). Nesta atividade destacamos o nível médio de assiduidade aos treinos e os resultados competitivos obtidos. Ainda neste grupo de atividades incluímos a Direção de turma e o Apoio ao Estudo. Exercemos o cargo de direção da turma C do sexto ano constituída por 15 alunos. Nestas funções inúmeras tarefas foram desenvolvidas na relação com as famílias e com os outros professores. No final do ano, dos 15 alunos 14 obtiveram aprovação. Relativamente ao apoio ao estudo desenvolvemos diversas tarefas com o objetivo de colaborar com os alunos visando o seu sucesso académico. Dos quatro alunos que terminaram o ano neste tipo de apoio, dois foram aprovados e dois ficaram retidos. Na Componente não letiva incluímos as atividades realizadas no Grupo de Promoção da Saúde (GPS), no apoio à Sala de Estudo, nas funções de Direção de Instalações e atividades de Tutoria, função que desempenhámos pela primeira vez na nossa já vasta experiência docente de 25 anos. Nesta componente mencionamos ainda a nossa participação na organização de 10 eventos desportivos, incluídos no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. Finalmente, numa rubrica denominada Outras Atividades, referimo-nos ao trabalho realizado na elaboração e vigilância de provas de exame. |
id |
RCAP_1935a9bbd1c0d027240107eaa00dc79b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio ruralProfissão docenteEnsinoAprendizagemAtividades letivasO presente relatório descreve e analisa as atividades docentes que desenvolvemos ao longo do ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica 2,3 de Arazede. Trata-se de um documento que espelha a atividade complexa, diversificada e vasta que constitui hoje a realidade quotidiana do exercício da profissão docente. Profissão a que também associamos a partilha da alegria das crianças e a função social do ensino, que a colocam entre as profissões mais dignas e gratificantes no plano da experiência pessoal, e onde se destaca a importância de um serviço prestado e contributo insubstituível para o desenvolvimento das novas gerações e da evolução social e civilizacional. Com o objetivo de clarificação e sistematização de ideias e tarefas dividimos as atividades em dois grandes grupos, um primeiro relativo à componente letiva e o outro relativo à atividade não letiva. Na componente letiva são descritas e analisadas as atividades e funções desempenhadas coma lecionação da disciplina de Educação Física a duas turmas do 5.º ano (41 alunos), duas turmas do 6º (29 alunos) e uma do 7º ano (14 alunos). Neste contexto são apresentadas as matérias, as estratégias de ensino utilizadas e outras informações relevantes para a caraterização das atividades e vivências ocorridas. Também na componente letiva incluímos o trabalho realizado no âmbito do Desporto Escolar com um Grupo/Equipa de Basquetebol no escalão de Iniciadas Femininos (18 alunas). Nesta atividade destacamos o nível médio de assiduidade aos treinos e os resultados competitivos obtidos. Ainda neste grupo de atividades incluímos a Direção de turma e o Apoio ao Estudo. Exercemos o cargo de direção da turma C do sexto ano constituída por 15 alunos. Nestas funções inúmeras tarefas foram desenvolvidas na relação com as famílias e com os outros professores. No final do ano, dos 15 alunos 14 obtiveram aprovação. Relativamente ao apoio ao estudo desenvolvemos diversas tarefas com o objetivo de colaborar com os alunos visando o seu sucesso académico. Dos quatro alunos que terminaram o ano neste tipo de apoio, dois foram aprovados e dois ficaram retidos. Na Componente não letiva incluímos as atividades realizadas no Grupo de Promoção da Saúde (GPS), no apoio à Sala de Estudo, nas funções de Direção de Instalações e atividades de Tutoria, função que desempenhámos pela primeira vez na nossa já vasta experiência docente de 25 anos. Nesta componente mencionamos ainda a nossa participação na organização de 10 eventos desportivos, incluídos no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. Finalmente, numa rubrica denominada Outras Atividades, referimo-nos ao trabalho realizado na elaboração e vigilância de provas de exame.This report describes and analyses the teaching activities we developed over the academic year 2012/2013 in the School of Arazede. This is a document that reflects the complex, diverse and vast activity that today is the reality of everyday practice of teaching activity. Profession that we also associate with sharing the joy of children and the social function of education , which is placed between worthy and rewarding in terms of personal experience professions , and which highlights the importance of service and irreplaceable contribution to the development of new generations and social and civilizational evolution. For the purpose of clarification and systematization of ideas and tasks we divided the activities into two major groups, the first one on the teaching component and another one on the non- teaching activity. In the teaching component the activities and functions performed are described and analysed with the teaching of Physical Education in two classes of 5th Grade ( 41 students ) , two classes of 6th grade ( 29 students ) and one class in Year 7 ( 14 students ) . In this context the contents, teaching strategies and other relevant information are presented to the characterization of activities and experiences that occurred. In the teaching component within the school sport we also included the work done with a Group / Basketball Team in female echelon (18 students). In this activity we include the average level of attendance at training and competitive results. In this group of activities we also included the Class Direction and Study Support. We were responsible the class C direction, year six, which had 15 students. A lot of tasks were developed with families and with other teachers. At the end of the year, 14 of the 15 students were approved. Regarding the study support, we developed several tasks in order to collaborate with students aiming their academic success. Of the four students who finished the year at this kind of support, two were approved and the other two failed. In non-teaching component we included the activities developed by the Group for Health Promotion (GPS), supporting the Study Room, Director of Facilities and tutoring activities, role we played the first time in our extensive teaching experience of 25 years. In this component we also refer to our participation in the organization of 10 sporting events, including the Annual Activity Plan of the School Grouping. Finally, an item called Other activities, we refer to the work done in the preparation and monitoring of exams.2015-10-19T12:06:02Z2015-10-19T00:00:00Z2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5126porSilva, António Jorge Ferreira Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:37.377628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
title |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
spellingShingle |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural Silva, António Jorge Ferreira Gomes da Profissão docente Ensino Aprendizagem Atividades letivas |
title_short |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
title_full |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
title_fullStr |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
title_full_unstemmed |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
title_sort |
Relatório Profissional Docente, ano letivo de 2012/2013: o ano escolar de um professor de Educação Física, docente numa Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural |
author |
Silva, António Jorge Ferreira Gomes da |
author_facet |
Silva, António Jorge Ferreira Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, António Jorge Ferreira Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissão docente Ensino Aprendizagem Atividades letivas |
topic |
Profissão docente Ensino Aprendizagem Atividades letivas |
description |
O presente relatório descreve e analisa as atividades docentes que desenvolvemos ao longo do ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica 2,3 de Arazede. Trata-se de um documento que espelha a atividade complexa, diversificada e vasta que constitui hoje a realidade quotidiana do exercício da profissão docente. Profissão a que também associamos a partilha da alegria das crianças e a função social do ensino, que a colocam entre as profissões mais dignas e gratificantes no plano da experiência pessoal, e onde se destaca a importância de um serviço prestado e contributo insubstituível para o desenvolvimento das novas gerações e da evolução social e civilizacional. Com o objetivo de clarificação e sistematização de ideias e tarefas dividimos as atividades em dois grandes grupos, um primeiro relativo à componente letiva e o outro relativo à atividade não letiva. Na componente letiva são descritas e analisadas as atividades e funções desempenhadas coma lecionação da disciplina de Educação Física a duas turmas do 5.º ano (41 alunos), duas turmas do 6º (29 alunos) e uma do 7º ano (14 alunos). Neste contexto são apresentadas as matérias, as estratégias de ensino utilizadas e outras informações relevantes para a caraterização das atividades e vivências ocorridas. Também na componente letiva incluímos o trabalho realizado no âmbito do Desporto Escolar com um Grupo/Equipa de Basquetebol no escalão de Iniciadas Femininos (18 alunas). Nesta atividade destacamos o nível médio de assiduidade aos treinos e os resultados competitivos obtidos. Ainda neste grupo de atividades incluímos a Direção de turma e o Apoio ao Estudo. Exercemos o cargo de direção da turma C do sexto ano constituída por 15 alunos. Nestas funções inúmeras tarefas foram desenvolvidas na relação com as famílias e com os outros professores. No final do ano, dos 15 alunos 14 obtiveram aprovação. Relativamente ao apoio ao estudo desenvolvemos diversas tarefas com o objetivo de colaborar com os alunos visando o seu sucesso académico. Dos quatro alunos que terminaram o ano neste tipo de apoio, dois foram aprovados e dois ficaram retidos. Na Componente não letiva incluímos as atividades realizadas no Grupo de Promoção da Saúde (GPS), no apoio à Sala de Estudo, nas funções de Direção de Instalações e atividades de Tutoria, função que desempenhámos pela primeira vez na nossa já vasta experiência docente de 25 anos. Nesta componente mencionamos ainda a nossa participação na organização de 10 eventos desportivos, incluídos no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. Finalmente, numa rubrica denominada Outras Atividades, referimo-nos ao trabalho realizado na elaboração e vigilância de provas de exame. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-19T12:06:02Z 2015-10-19T00:00:00Z 2015-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5126 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137100255199232 |