(Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3535
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_194393dbbec2d905c6e63b152e1e6ade
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)CidadaniaCurrículoValores MoraisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.O ímpeto para a elaboração deste Relatório de Estágio surgiu por este ser, em parte, uma concretização teórica da realização dos estágios integrados, aquando da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, o presente documento teve como intuito desenvolver um pouco mais de trabalho sobre a pertinência de uma abordagem axiológica junto das crianças, e desde as idades mais precoces. A escolha deste tema deveu-se ao facto de reconhecermos a importância dos valores como a base de toda a vivência humana e consequentemente, de todo o processo educativo. O reconhecimento desta importância também se consubstanciou em razões pessoais, nomeadamente na experiência profissional que tivemos anteriormente a este Mestrado, e ainda no facto de já sermos mãe, ambas situações permitiram-nos identificar algumas lacunas no processo-ensino-aprendizagem dos valores, bem como ter uma visão mais crítica e refletida sobre esta temática. Este trabalho foi desenvolvido tanto ao nível da Educação Pré-Escolar (Prática Educativa Supervisionada I), como ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico (Prática Educativa Supervisionada II). O objetivo primordial deste trabalho era conseguir criar um espaço educativo que possibilitasse o desenvolvimento de valores com as crianças, de uma forma que estas os interiorizassem naturalmente, vivenciando-os sem qualquer tipo de imposição, organizando um processo educacional que propiciasse o desenvolvimento da consciência moral autónoma dos alunos e a sua formação enquanto cidadãos ativos e responsáveis. No decorrer do trabalho, abordamos temas como educação, valores e currículo, assim como descrevemos as atividades que foram realizadas nos dois níveis de ensino supramencionados e as aprendizagens que os alunos desenvolveram.ABSTRACT: The momentum to elaborate this Internship Report appeared because this is, partially, a theoretical materialization of the integrated internships when attending the Master in Pre-School and Primary School Education. Within that perspective, the present document ensured as principle to progress this work regarding the relevance off an axiological approach to the children since early ages. The selection of this theme, was in harmony with the fact of our reconnaissance concerning the importance that social values represent as foundation of all human interaction, and consequently in all of the educational process. The appreciation of this relevance also involved personal reasons, namely through our previous professional experience preceding this Master´s Degree, furthermore reinforced by the fact that we achieved motherhood, both situations allowed us to identify some gaps in the learning-teaching-process within the social values, as well as ensuring a more critical and reflected vision of this theme. This report was developed at a Pre-School level (Supervised Educational Practice I) as equally at a Primary School level (Supervised Educational Practice II). The primary objective of this report was to achieve the foundation of an educational area, which allowed the development of the children social values, within a way that they naturally internalize these values, experiencing them without any kind of imposing, organizing an educational process that encourage the students independent awareness in their educational route while active and responsible citizens. Throughout the progress of this report, we addressed education, social values and school curriculum themes, as well as described the implemented activities in the above mentioned school levels, and mentioned the learning process that the students developed.Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroRepositório da Universidade dos AçoresAndrade, Elisabete Maria Marques Garcia2015-12-07T17:25:43Z2015-06-182015-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3535201404630porAndrade, Elisabete Maria Marques Garcia. "(Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 110 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:11.920689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Cidadania
Currículo
Valores Morais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia
author_facet Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Cidadania
Currículo
Valores Morais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Cidadania
Currículo
Valores Morais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T17:25:43Z
2015-06-18
2015-06-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3535
201404630
url http://hdl.handle.net/10400.3/3535
identifier_str_mv 201404630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia. "(Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 110 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130714308870144