A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Raquel Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7096
Resumo: Este relatório, teoricamente fundamentado, incide sobre a prática pedagógica, realizada durante dois estágios, em contextos distintos: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estando dividido em três partes – Caracterização do Meio; Educação para os Valores; e A Atividade Educativa – visa justificar as metodologias e estratégias utilizadas no decorrer da prática realizada. Desta forma, são explicitados vários conceitos, como a importância da relação entre a escola e a família/meio; a importância da qualidade na educação; o papel do docente, realçando as suas especificidades em cada contexto educativo; o currículo e a sua importância; a organização e gestão do tempo em ambos os contextos, bem como os tipos de atividades desenvolvidas; a importância de planificar; e a avaliação em ambos os contextos. Será feita, também, uma revisão bibliográfica em torno da Educação para os Valores. Neste ponto será exposta a pertinência da escolha deste tema e o desenvolvimento histórico do mesmo. Além disso, dado a sua relevância, será abordado o desenvolvimento moral das crianças de acordo com as investigações de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Robert Selman, de forma a promover um melhor entendimento da educação para os valores. Por fim, serão expostas as perspetivas de vários autores sobre fo conceito de Educação para os Valores, sobre o papel do professor na Educação para os Valores, bem como alguns métodos e técnicas utilizados no decorrer da mesma. Tendo em conta o tema deste trabalho – a Educação para os Valores – o qual será fundamentado, sendo expostas perspetivas de vários autores, como já foi referido anteriormente, serão ainda fundamentadas as escolhas de determinadas atividades, metodologias e estratégias, tendo em conta a educação para os valores. Por fim, será exposta uma conclusão acerca do percurso educativo realizado, as dificuldades sentidas, os obstáculos ultrapassados, as limitações impostas e as aprendizagens feitas.
id RCAP_86a6d4167b29a6c85309de37e8b494e0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEnsino de valoresEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloPrática pedagógicaEste relatório, teoricamente fundamentado, incide sobre a prática pedagógica, realizada durante dois estágios, em contextos distintos: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estando dividido em três partes – Caracterização do Meio; Educação para os Valores; e A Atividade Educativa – visa justificar as metodologias e estratégias utilizadas no decorrer da prática realizada. Desta forma, são explicitados vários conceitos, como a importância da relação entre a escola e a família/meio; a importância da qualidade na educação; o papel do docente, realçando as suas especificidades em cada contexto educativo; o currículo e a sua importância; a organização e gestão do tempo em ambos os contextos, bem como os tipos de atividades desenvolvidas; a importância de planificar; e a avaliação em ambos os contextos. Será feita, também, uma revisão bibliográfica em torno da Educação para os Valores. Neste ponto será exposta a pertinência da escolha deste tema e o desenvolvimento histórico do mesmo. Além disso, dado a sua relevância, será abordado o desenvolvimento moral das crianças de acordo com as investigações de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Robert Selman, de forma a promover um melhor entendimento da educação para os valores. Por fim, serão expostas as perspetivas de vários autores sobre fo conceito de Educação para os Valores, sobre o papel do professor na Educação para os Valores, bem como alguns métodos e técnicas utilizados no decorrer da mesma. Tendo em conta o tema deste trabalho – a Educação para os Valores – o qual será fundamentado, sendo expostas perspetivas de vários autores, como já foi referido anteriormente, serão ainda fundamentadas as escolhas de determinadas atividades, metodologias e estratégias, tendo em conta a educação para os valores. Por fim, será exposta uma conclusão acerca do percurso educativo realizado, as dificuldades sentidas, os obstáculos ultrapassados, as limitações impostas e as aprendizagens feitas.This dissertation aims at the justification of the pedagogical practice that occurred during two practicums, in distinct contexts: Pre-School and Elementary School. While it’s divided into three parts – Characterization of the Environment; Value Education; and The Educative Act – it targets the validation of the methods and strategies used during the practice. There for, various concepts are elucidated, like the importance of the connection between school and families/communities; the importance of quality in education; the role of the teacher, distinguishing the specifications of the early childhood educator and the classroom teacher; the curriculum and its importance; the organization and controlling of time, in both contexts, and the types of activities executed; the importance of planning; and evaluation in both contexts. A bibliographic review about Value Education will be developed. In this topic, the relevance of the choice of this theme will be explained, as will be its historical development. Accounting its significance, moral development in children will also be described through the investigations of Jean Piaget, Lawrence Kohlberg and Robert Selman, allowing a better understanding of Value Education. Lastly, the perspectives of various authors about Value Education, the role of teachers in Value Education, and methods and techniques used in Value Education will be exposed. Given the theme of this dissertation – Value Education – that will be validated by exposing the perspectives of various authors, as was stated before, the choices of the activities, methods and strategies will also be explained, keeping value education in mind. To sum up, a conclusion about the education itinerary concluded, the difficulties felt, the obstacles succeeded, the established limitations and the learning accomplished will be exposed.2016-12-14T14:05:50Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7096porGalvão, Raquel Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:09Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:19.753662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Galvão, Raquel Cunha
Ensino de valores
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática pedagógica
title_short A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A educação para os valores na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Galvão, Raquel Cunha
author_facet Galvão, Raquel Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Raquel Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de valores
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática pedagógica
topic Ensino de valores
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática pedagógica
description Este relatório, teoricamente fundamentado, incide sobre a prática pedagógica, realizada durante dois estágios, em contextos distintos: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estando dividido em três partes – Caracterização do Meio; Educação para os Valores; e A Atividade Educativa – visa justificar as metodologias e estratégias utilizadas no decorrer da prática realizada. Desta forma, são explicitados vários conceitos, como a importância da relação entre a escola e a família/meio; a importância da qualidade na educação; o papel do docente, realçando as suas especificidades em cada contexto educativo; o currículo e a sua importância; a organização e gestão do tempo em ambos os contextos, bem como os tipos de atividades desenvolvidas; a importância de planificar; e a avaliação em ambos os contextos. Será feita, também, uma revisão bibliográfica em torno da Educação para os Valores. Neste ponto será exposta a pertinência da escolha deste tema e o desenvolvimento histórico do mesmo. Além disso, dado a sua relevância, será abordado o desenvolvimento moral das crianças de acordo com as investigações de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Robert Selman, de forma a promover um melhor entendimento da educação para os valores. Por fim, serão expostas as perspetivas de vários autores sobre fo conceito de Educação para os Valores, sobre o papel do professor na Educação para os Valores, bem como alguns métodos e técnicas utilizados no decorrer da mesma. Tendo em conta o tema deste trabalho – a Educação para os Valores – o qual será fundamentado, sendo expostas perspetivas de vários autores, como já foi referido anteriormente, serão ainda fundamentadas as escolhas de determinadas atividades, metodologias e estratégias, tendo em conta a educação para os valores. Por fim, será exposta uma conclusão acerca do percurso educativo realizado, as dificuldades sentidas, os obstáculos ultrapassados, as limitações impostas e as aprendizagens feitas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T14:05:50Z
2016-12-14T00:00:00Z
2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7096
url http://hdl.handle.net/10348/7096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137118393466880