O impacto dos youtubers na intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34956 |
Resumo: | O crescimento e constante reinvenção das redes sociais, veio alterar profundamente a forma como comunicamos, bem como o modo como recebemos e interpretamos essa comunicação e informação. As redes sociais, nomeadamente o YouTube, permitiram que as marcas passassem a encarar os influenciadores digitais, os youtubers no caso, como representantes do seu negócio, que possuem o poder de transmitir aos seus seguidores, mensagens que as próprias não conseguem, devido à falta de confiança que existe na relação marca/ consumidor. Com este estudo, pretende-se explorar a influência dos youtubers e responder à questão de investigação “qual o impacto dos youtubers na intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses”. Procura-se ainda compreender a relação entre a credibilidade, número de subscritores e regularidade de publicação de um youtuber e o envolvimento do consumidor com uma marca/ produto turísticos. Bem como a ligação entre o envolvimento do consumidor e a intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses. O presente estudo seguiu uma abordagem quantitativa, aplicou uma amostragem por conveniência e recorreu-se à implementação de um questionário online, obtendo uma amostra total de 300 inquiridos. Os resultados da investigação demonstram que a credibilidade, número de subscritores e regularidade de publicação de um youtuber afetam positivamente o envolvimento do consumidor, assim como o envolvimento do consumidor com uma marca/ produto turístico recomendado por um youtuber afeta positivamente a intenção de compra e, por conseguinte, os youtubers impactam a intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses. |
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O impacto dos youtubers na intenção de compra de experiências turísticas dos portuguesesRedes SociaisInfluenciadores digitaisYouTubeTurismoIntenção de compraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO crescimento e constante reinvenção das redes sociais, veio alterar profundamente a forma como comunicamos, bem como o modo como recebemos e interpretamos essa comunicação e informação. As redes sociais, nomeadamente o YouTube, permitiram que as marcas passassem a encarar os influenciadores digitais, os youtubers no caso, como representantes do seu negócio, que possuem o poder de transmitir aos seus seguidores, mensagens que as próprias não conseguem, devido à falta de confiança que existe na relação marca/ consumidor. Com este estudo, pretende-se explorar a influência dos youtubers e responder à questão de investigação “qual o impacto dos youtubers na intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses”. Procura-se ainda compreender a relação entre a credibilidade, número de subscritores e regularidade de publicação de um youtuber e o envolvimento do consumidor com uma marca/ produto turísticos. Bem como a ligação entre o envolvimento do consumidor e a intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses. O presente estudo seguiu uma abordagem quantitativa, aplicou uma amostragem por conveniência e recorreu-se à implementação de um questionário online, obtendo uma amostra total de 300 inquiridos. Os resultados da investigação demonstram que a credibilidade, número de subscritores e regularidade de publicação de um youtuber afetam positivamente o envolvimento do consumidor, assim como o envolvimento do consumidor com uma marca/ produto turístico recomendado por um youtuber afeta positivamente a intenção de compra e, por conseguinte, os youtubers impactam a intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses.The growth and constant reinvention of social media has profoundly changed the way we communicate, as well as the way we receive and interpret that communication and information. Social media, notably YouTube, allowed brands to start looking at digital influencers, youtubers in this case, as representatives of their business, who have the power to transmit to their followers, messages that they cannot, due to the lack of trust that exists in the brand / consumer relationship. With this study, it is intended to explore the influence of youtubers and answer the research question “what is the impact of youtubers in the purchase intention of tourist experiences on Portuguese people”. It also seeks to understand the relationship between credibility, number of subscribers and regular publication of a youtuber and consumer involvement with a tourism brand / product. As well as the link between consumer involvement and the purchase intention of tourist experiences on portuguese people. The present study followed a quantitative approach, applied a sampling for convenience and an online questionnaire was used, obtaining a total sample of 300 respondents. The results of the investigation demonstrate that the credibility, number of subscribers and regularity of publication of a youtuber positively affects consumer involvement, as well as consumer involvement with a tourist brand / product recommended by a youtuber positively affects the purchase intention and, therefore, youtubers the purchase intention of tourist experiences on portuguese people.Soares, RaquelRepositório ComumGuerreiro, Patrícia Belmonte Lopes do Carmo2021-01-27T15:42:16Z2020-11-232020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34956TID:202587541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:18.764675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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