Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Alexandra Duarte Rodrigues da, 1973-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17964
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_1945949b579538bcb5bb93a880f790df
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projetoInformática - Estudo e ensinoBases de dadosSistemas de informaçãoCursos profissionaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2014O presente relatório, tem como propósito documentar a intervenção pedagógica que ocorreu na Escola Secundária de Sacavém, pertencente ao Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, numa turma de 12º ano, do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão, no módulo oito, Projeto, da disciplina de Sistemas de Informação. A prática de ensino supervisionada decorreu ao longo de 14 tempos letivos, com a duração de 45 minutos cada, e teve como foco a consolidação de conceitos de Bases de Dados, com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto. Deste modo, e a partir de uma necessidade identificada pela escola, foi proposto aos alunos que, de uma forma colaborativa, criassem uma aplicação Web para a consulta dos recursos existentes na biblioteca da escola. Este projeto foi desenvolvido em três fases: i) criação da Base de Dados; ii) programação do acesso à Base de Dados e respetivas funcionalidades; e iii) desenvolvimento dos layouts. Este relatório retrata todos os procedimentos respeitantes à intervenção pedagógica que visaram a primeira fase do projeto. No que respeita à avaliação, os resultados tendem a evidenciar um incremento significativo na melhoria das aprendizagens dos alunos. Deste modo, considera-se que o desenvolvimento do projeto de intervenção com recurso à metodologia adotada teve um impacto positivo na consolidação de conhecimentos inerentes ao desenvolvimento de Bases de Dados.This report aims to document the pedagogical intervention that occurred in Secondary School Sacavém belonging to Eduardo Gageiro Group of Schools, a group of year 12th graders of the Technical Vocational College of Information Technology Management in the eight module, Project, part of the discipline of Information Systems. A Supervised Teaching Practice took place over 14 lessons of 45 minutes each, and focused on the consolidation of concepts of Databases, using the methodology of Project Based Learning. Thus and from a need identified by the School, was offered to the students that in a collaborative way, would create a Web application to query existing resources in the school library. This project was developed in three phases: i) creation of the Database; ii) access to programming Database and respective capabilities; and iii) development of layouts. This report describes all procedures relating to the pedagogical intervention that targeted the first phase of the project. Regarding evaluation, the results tend to show a significant increase in the improvement of student learning. Thus, it is considered that the development of the intervention project using the methodology adopted has had a positive impact on the consolidation of knowledge inherent in the development of Databases.Matos, João Filipe, 1950-Afonso, Ana PaulaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Carla Alexandra Duarte Rodrigues da, 1973-2015-04-24T08:37:35Z20142014-11-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17964TID:201220407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:39.557143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
spellingShingle Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
Silva, Carla Alexandra Duarte Rodrigues da, 1973-
Informática - Estudo e ensino
Bases de dados
Sistemas de informação
Cursos profissionais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_full Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_fullStr Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_full_unstemmed Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_sort Consolidação de conceitos de bases de dados com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
author Silva, Carla Alexandra Duarte Rodrigues da, 1973-
author_facet Silva, Carla Alexandra Duarte Rodrigues da, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Afonso, Ana Paula
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Alexandra Duarte Rodrigues da, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Informática - Estudo e ensino
Bases de dados
Sistemas de informação
Cursos profissionais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Informática - Estudo e ensino
Bases de dados
Sistemas de informação
Cursos profissionais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-11-07
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-24T08:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17964
TID:201220407
url http://hdl.handle.net/10451/17964
identifier_str_mv TID:201220407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274710929408