Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sérgio Miguel dos Santos, 1982-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17753
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_54468e9d9352be701fce658b61c2f0bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPTLinguagens de programaçãoBases de dadosPáginas WebRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2014O presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Introdução à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa, refere-se à descrição da experiência da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária D. Dinis. A intervenção foi realizada com uma turma do 12.ºAno do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, mais especificamente no módulo opcional de Ferramentas de Desenvolvimento de Páginas Web. Esta turma é constituída por 15 alunos do sexo masculino e apenas dois do sexo feminino. Tendo como referência os objetivos estabelecidos para o referido módulo, foram abordados conceitos de linguagem de programação script, sistemas de gestão de bases de dados e a interação entre estes dois elementos. Desta forma, e atendendo às dificuldades identificadas por alguns autores neste tipo de aprendizagem, foi desenvolvido um conjunto de estratégias e atividades que culminaram num projeto final. Projeto esse que, no seu desenvolvimento foi dividido em cinco fases a concretizar e privilegiou a interdisciplinaridade, a autonomia, o sentido de responsabilidade e o trabalho colaborativo sob a orientação do professor. Assim, tendo como suporte uma aprendizagem baseada em projetos (PjBL), pretende-se esclarecer em que medida a metodologia contribuiu para a consolidação de conceitos de programação de linguagens script em ambiente cliente-servidor. De acordo com a caracterização feita da turma e com a ficha diagnóstica aplicada, foi possível ajustar as planificações elaboradas para um conjunto de nove aulas com duração de 90 minutos cada, com o intuito de motivar os alunos para conceitos nos quais evidenciam algumas dificuldades de aprendizagem, quer pela sua natureza científica como pelas suas implicações cognitivas. Com o objetivo de avaliar o produto desenvolvido pelos alunos, bem como o seu processo, foram aplicadas grelhas de observação de aula e de avaliação das fases do projeto. Para além disso, foram aplicados outros instrumentos de avaliação referentes à metodologia utilizada bem como ao decurso da intervenção.This report, completed within the curricular unit of Intro to Professional Practices IV of the Masters Degree in Informatics Teaching, at the University of Lisbon, refers to the description of the experience of supervised teaching at the D. Dinis High school. The intervention was carried out with a 12th grade class of the Informatics Systems Management and Programming Professional Technical Training Course, in the subject of Programming and Information Systems, more specifically in the optional module of Web Pages Design Tools. The class is made up of 15 male students and only 2 female students. Taking into consideration the objectives set for the above mentioned module, the concepts approached were programming language (script), database management systems and the interaction between the two elements. This way, and considering the difficulties identified by some authors in this type of learning, a set of strategies and activities were developed which culminated in a final project. This project was eventually divided into five stages to be completed, privileging the interdisciplinary, a sense of autonomy, responsibility and collaborative work under the teacher’s guidance. Thus, by supporting itself on a project-based type of learning (PjBL), one intends to clarify how this methodology has contributed to cement the concepts of scripting language in a client-server environment. According to the characterization of the class and the diagnostic chart applied, it was possible to adjust the plans designed to a set of nine 90-minute-long classes, with the purpose of motivating students to learn the concepts in which they had showed some learning difficulties, whether due to its scientific nature or cognitive implications. Aiming at evaluating the students learning process, this study applied class observation tables and project stage evaluations. Furthermore, other evaluation instruments were applied related with the methodology used as well as with the development of the intervention.Matos, João Filipe, 1950-Mostrous, Dimitris, 1979-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Sérgio Miguel dos Santos, 1982-2015-03-19T16:36:19Z20142014-06-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17753TID:201220555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:31.243702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
title Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
Fernandes, Sérgio Miguel dos Santos, 1982-
Linguagens de programação
Bases de dados
Páginas Web
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
title_full Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
title_sort Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT
author Fernandes, Sérgio Miguel dos Santos, 1982-
author_facet Fernandes, Sérgio Miguel dos Santos, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Mostrous, Dimitris, 1979-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sérgio Miguel dos Santos, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens de programação
Bases de dados
Páginas Web
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Linguagens de programação
Bases de dados
Páginas Web
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-19
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-19T16:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17753
TID:201220555
url http://hdl.handle.net/10451/17753
identifier_str_mv TID:201220555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272998604800