A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Margarida Nogueira Vale
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40996
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_194bb8d24adbe275ed0c50ed970445cd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digitalComunicação digitalNovas tecnologias da InformaçãoRelações públicasTeletrabalhoOrganizações virtuaisDigital communicationNew technologies of informationPublic relationsTeleworkingVirtual organizationsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)No contexto de um novo mundo, onde imperam a competitividade e a globalização, instituem-se formas de sociabilidade e de organização sui generis. Vive-se a revolução digital. A essência gregária do homem predomina e reflecte-se cada vez mais nas novas formas de relacionamento e, consequentemente, de comunicação. Por sua vez, esta deixa de ser centralizada e unidireccional, tornando-se mais interactiva, plural e livre. Rompendo com constructos precedentes, neste paradigma, a comunicação passa da esfera de um monólogo para um diálogo a múltiplas vozes, proporcionado pelas novas tecnologias digitais de informação e comunicação, e mais precisamente pela World Wide Web. Tendo como pano de fundo este cenário (de sociedade em rede), o presente estudo incide na relação entre as organizações virtuais e as respectivas estratégias comunicativas, no contexto online/digital. Por conseguinte, pretende-se, também, partindo deste novo ambiente organizacional, analisar as repercussões no âmbito da profissão de relações públicas.In the context of a new world, dominated by the competitiveness and globalization, sui generis social and organization forms are being established. We are living the digital revolution. The gregarious nature of man prevails and is increasingly reflected on the new forms of relationships and, hence, in communication. On the other hand, this one is no longer centralized and one-way, becoming more interactive, pluralistic and free. Breaking with preceding constructs, in this paradigm, communication passes from the sphere of a monologue to a dialogue in multiple voices, provided by the new digital technologies of information and communication, and more specifically by the World Wide Web. With this backdrop as scenario (the network society), this study focuses on the relationship between virtual organizations and their communication strategies in the online/digital context. Therefore, the intention, based on this new organizational ambience, is also to analyze the impact within the profession of public relations.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoCosta, Ana Margarida Nogueira Vale20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:00.988041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
title A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
spellingShingle A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
Costa, Ana Margarida Nogueira Vale
Comunicação digital
Novas tecnologias da Informação
Relações públicas
Teletrabalho
Organizações virtuais
Digital communication
New technologies of information
Public relations
Teleworking
Virtual organizations
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
title_full A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
title_fullStr A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
title_full_unstemmed A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
title_sort A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
author Costa, Ana Margarida Nogueira Vale
author_facet Costa, Ana Margarida Nogueira Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruão, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Margarida Nogueira Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
Novas tecnologias da Informação
Relações públicas
Teletrabalho
Organizações virtuais
Digital communication
New technologies of information
Public relations
Teleworking
Virtual organizations
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação digital
Novas tecnologias da Informação
Relações públicas
Teletrabalho
Organizações virtuais
Digital communication
New technologies of information
Public relations
Teleworking
Virtual organizations
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40996
url http://hdl.handle.net/1822/40996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132280241782784