A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40996 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
id |
RCAP_194bb8d24adbe275ed0c50ed970445cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digitalComunicação digitalNovas tecnologias da InformaçãoRelações públicasTeletrabalhoOrganizações virtuaisDigital communicationNew technologies of informationPublic relationsTeleworkingVirtual organizationsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)No contexto de um novo mundo, onde imperam a competitividade e a globalização, instituem-se formas de sociabilidade e de organização sui generis. Vive-se a revolução digital. A essência gregária do homem predomina e reflecte-se cada vez mais nas novas formas de relacionamento e, consequentemente, de comunicação. Por sua vez, esta deixa de ser centralizada e unidireccional, tornando-se mais interactiva, plural e livre. Rompendo com constructos precedentes, neste paradigma, a comunicação passa da esfera de um monólogo para um diálogo a múltiplas vozes, proporcionado pelas novas tecnologias digitais de informação e comunicação, e mais precisamente pela World Wide Web. Tendo como pano de fundo este cenário (de sociedade em rede), o presente estudo incide na relação entre as organizações virtuais e as respectivas estratégias comunicativas, no contexto online/digital. Por conseguinte, pretende-se, também, partindo deste novo ambiente organizacional, analisar as repercussões no âmbito da profissão de relações públicas.In the context of a new world, dominated by the competitiveness and globalization, sui generis social and organization forms are being established. We are living the digital revolution. The gregarious nature of man prevails and is increasingly reflected on the new forms of relationships and, hence, in communication. On the other hand, this one is no longer centralized and one-way, becoming more interactive, pluralistic and free. Breaking with preceding constructs, in this paradigm, communication passes from the sphere of a monologue to a dialogue in multiple voices, provided by the new digital technologies of information and communication, and more specifically by the World Wide Web. With this backdrop as scenario (the network society), this study focuses on the relationship between virtual organizations and their communication strategies in the online/digital context. Therefore, the intention, based on this new organizational ambience, is also to analyze the impact within the profession of public relations.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoCosta, Ana Margarida Nogueira Vale20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:00.988041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
title |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
spellingShingle |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital Costa, Ana Margarida Nogueira Vale Comunicação digital Novas tecnologias da Informação Relações públicas Teletrabalho Organizações virtuais Digital communication New technologies of information Public relations Teleworking Virtual organizations Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
title_full |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
title_fullStr |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
title_full_unstemmed |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
title_sort |
A comunicação em organizações virtuais: o paradigma digital |
author |
Costa, Ana Margarida Nogueira Vale |
author_facet |
Costa, Ana Margarida Nogueira Vale |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruão, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Margarida Nogueira Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação digital Novas tecnologias da Informação Relações públicas Teletrabalho Organizações virtuais Digital communication New technologies of information Public relations Teleworking Virtual organizations Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação digital Novas tecnologias da Informação Relações públicas Teletrabalho Organizações virtuais Digital communication New technologies of information Public relations Teleworking Virtual organizations Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40996 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132280241782784 |