Proposta ético-teológica de aperfeiçoamento da unidade letiva 1 "A Dignidade da vida humana" do 9º Ano, à luz do pensamento de Marciano Vidal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Ilivriano João da Luz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29439
Resumo: presente relatório é realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada e procura analisar a Unidade Letiva 1: “A dignidade da vida humana”. Vamos seguir o pensamento de Marciano Vidal com o intuito de averiguar se, esta UL1 do 9ºAno da Disciplina de EMRC, deve estar presente nas escolas estatais e/ou se é necessário delinearmos uma proposta de reformulação da mesma. A EMRC é uma disciplina confiada à Igreja Católica, havendo o risco de a confundir com o âmbito da catequese. A sua presença nas escolas estatais, dentro de um Estado de direito, e por apresentar um programa com metas, objetivos e conteúdos prescritivos e catequéticos, gera contestação social e uma consequente escassa adesão das famílias e respetivos alunos. O intuito deste trabalho é desmistificar estes preconceitos que envolvem a disciplina de EMRC, identificar criticamente as metas, objetivos e conteúdos catequéticos e doutrinais, e propor uma reformulação desta Unidade Letiva que possa transformar a EMRC numa disciplina que inclua todos num único currículo e que não se apresente dependente de uma adesão pessoal a nível religioso ou ideológico.
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