Crescimento moral e religioso do adolescente : reflexão ético-teológica da Unidade Letiva 3 : Riqueza e sentido dos Afetos do 7ºano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garfejo, Ana Maria Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32323
Resumo: Com base nos estudos didático-científicos de diversas áreas, tais como, Psicologia, Filosofia, Teologia e Didática proponho-me refletir sobre o “Crescimento Moral e Religioso” no âmbito da Unidade Letiva 3 da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do 7º ano de escolaridade do ensino básico - “Riqueza e sentido dos Afetos”. Sendo a adolescência uma etapa muito importante do crescimento humano, a aula de EMRC constitui, de entre vários interlocutores sociais, um espaço e um tempo fulcrais, no sentido de promover a educação moral, através da consciência moral, que é fundante e transversal à educação integral dos adolescentes e jovens. Utilizando metodologias ativas, a descentração, questionamento, respeito opinativo, justiça, igualdade, solidariedade e diálogo, professor e alunos, indíviduos portadores de riquíssimos backgrounds existenciais; vivendo, absorvidos e repletos por realidades, factos, circunstâncias e situações pessoais e sociais encontram-se (espaço-tempo) na aula de EMRC (formal e informal) para que possam crescer ou continuar a crescer moral e espiritualmente. A disciplina de EMRC, fazendo parte do sistema educativo nacional, é uma disciplina confiada à Igreja Católica. A sua presença na Escola Pública e programa com metas, objetivos e conteúdos, alguns dos quais redutores, herméticos e catequéticos originam fraca adesão e contestação dos alunos e famílias. Torna-se necessário analisar criticamente e reformular o programa da disciplina; nomeadamente esta unidade letiva, para que a disciplina de EMRC passe a incluir todos os alunos num único currículo e não só os alunos que se identificam a nível religioso.
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