Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Marina Gouveia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/17936
Resumo: Este relatório elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico do qual resulta este relatório decorreu durante o ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Laura Matos e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Pedro Almeida Vieira Alberto e, na Componente de Química, da Professora Dra. Maria Emília Azenha. O Estágio Pedagógico é uma componente de extrema importância na vida de um futuro professor. Proporciona o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar. As actividades desenvolvidas, durante o Estágio Pedagógico, com a devida supervisão dos orientadores, visam fortalecer as capacidades do futuro professor estagiário, permitindo-lhe aprender e evoluir tanto como pessoa, como profissional e adequar-se à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos e um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na Introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referindo-se também os objectivos do estágio. No Capítulo 1 encontra-se o Enquadramento Geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde ocorreu com maior frequência a prática de ensino supervisionado, a caracterização e descrição das actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e outras actividades das quais o mesmo núcleo participou activamente. No Capítulo 2, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e aborda-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. 5 No Capítulo 3, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, referem-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os manuais escolares adoptados e, tal como no Capítulo 2, descrevem-se a planificação e a descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo 4 apresenta-se uma síntese dos Projectos de Investigação Educacional I e II que foram desenvolvidos, no decurso do ano lectivo, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. No Capítulo 5 apresentam-se as Considerações Finais mais relevantes, proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e compreensão deste Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino
id RCAP_19543ef04cc80ee996b968bca3a11fca
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/17936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioEnsino da Física - 3º ciclo do ensino básico e secundárioEnsino da Química - 3º ciclo do ensino basico e secundárioEste relatório elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico do qual resulta este relatório decorreu durante o ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Laura Matos e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Pedro Almeida Vieira Alberto e, na Componente de Química, da Professora Dra. Maria Emília Azenha. O Estágio Pedagógico é uma componente de extrema importância na vida de um futuro professor. Proporciona o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar. As actividades desenvolvidas, durante o Estágio Pedagógico, com a devida supervisão dos orientadores, visam fortalecer as capacidades do futuro professor estagiário, permitindo-lhe aprender e evoluir tanto como pessoa, como profissional e adequar-se à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos e um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na Introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referindo-se também os objectivos do estágio. No Capítulo 1 encontra-se o Enquadramento Geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde ocorreu com maior frequência a prática de ensino supervisionado, a caracterização e descrição das actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e outras actividades das quais o mesmo núcleo participou activamente. No Capítulo 2, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e aborda-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. 5 No Capítulo 3, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, referem-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os manuais escolares adoptados e, tal como no Capítulo 2, descrevem-se a planificação e a descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo 4 apresenta-se uma síntese dos Projectos de Investigação Educacional I e II que foram desenvolvidos, no decurso do ano lectivo, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. No Capítulo 5 apresentam-se as Considerações Finais mais relevantes, proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e compreensão deste Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino2011-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17936http://hdl.handle.net/10316/17936porFerreira, Tânia Marina Gouveia - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2011Ferreira, Tânia Marina Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:25.316410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Ferreira, Tânia Marina Gouveia
Ensino da Física - 3º ciclo do ensino básico e secundário
Ensino da Química - 3º ciclo do ensino basico e secundário
title_short Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_sort Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
author Ferreira, Tânia Marina Gouveia
author_facet Ferreira, Tânia Marina Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tânia Marina Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Física - 3º ciclo do ensino básico e secundário
Ensino da Química - 3º ciclo do ensino basico e secundário
topic Ensino da Física - 3º ciclo do ensino básico e secundário
Ensino da Química - 3º ciclo do ensino basico e secundário
description Este relatório elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico do qual resulta este relatório decorreu durante o ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Laura Matos e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Pedro Almeida Vieira Alberto e, na Componente de Química, da Professora Dra. Maria Emília Azenha. O Estágio Pedagógico é uma componente de extrema importância na vida de um futuro professor. Proporciona o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar. As actividades desenvolvidas, durante o Estágio Pedagógico, com a devida supervisão dos orientadores, visam fortalecer as capacidades do futuro professor estagiário, permitindo-lhe aprender e evoluir tanto como pessoa, como profissional e adequar-se à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos e um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na Introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referindo-se também os objectivos do estágio. No Capítulo 1 encontra-se o Enquadramento Geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde ocorreu com maior frequência a prática de ensino supervisionado, a caracterização e descrição das actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e outras actividades das quais o mesmo núcleo participou activamente. No Capítulo 2, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e aborda-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. 5 No Capítulo 3, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, referem-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os manuais escolares adoptados e, tal como no Capítulo 2, descrevem-se a planificação e a descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo 4 apresenta-se uma síntese dos Projectos de Investigação Educacional I e II que foram desenvolvidos, no decurso do ano lectivo, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. No Capítulo 5 apresentam-se as Considerações Finais mais relevantes, proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e compreensão deste Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/17936
http://hdl.handle.net/10316/17936
url http://hdl.handle.net/10316/17936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Tânia Marina Gouveia - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133894991151104