Contributo para o estudo das condições necessárias ao ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6982 |
Resumo: | Este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte, abordamos a importância da Educação, no geral, e da Educação em Ciências, em particular. Tecemos, também, considerações sobre as condições necessárias para o êxito no exercício da docência: formação inicial, formação contínua e experiência profissional. Consideramos que para o exercício da docência são importantes a formação inicial e a formação contínua ao longo da vida. Exige-se que o docente de Ciências possua competências diversas, tais como, segundo Pérez (1993): conhecer a matéria a lecionar; conhecer e questionar o “pensamento docente do senso comum”; adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem de Ciências; criticar, fundamentadamente, práticas de ensino das Ciências vigentes; saber planificar programas de atividades para as aulas de Ciências; saber conduzir as atividades dos alunos; saber avaliar; e utilizar a investigação e a inovação. Consideramos que a experiência profissional, associada à formação contínua, em articulação com a experiência pessoal, com os conhecimentos da especialidade e da área da didática e da pedagogia, dota o docente das competências essenciais para o êxito no exercício da profissão o que se traduz na melhoria da qualidade das aprendizagens dos discentes. Na segunda parte do presente relatório, elaboramos uma reflexão pessoal sobre a nossa experiência profissional, mencionando os aspetos que consideramos terem sido mais relevantes para o êxito no exercício da docência e os constrangimentos sentidos. |
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Contributo para o estudo das condições necessárias ao ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioBiologiaEnsino/aprendizagemGeologiaEnsino básico 3º cicloEnsino secundárioEste relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte, abordamos a importância da Educação, no geral, e da Educação em Ciências, em particular. Tecemos, também, considerações sobre as condições necessárias para o êxito no exercício da docência: formação inicial, formação contínua e experiência profissional. Consideramos que para o exercício da docência são importantes a formação inicial e a formação contínua ao longo da vida. Exige-se que o docente de Ciências possua competências diversas, tais como, segundo Pérez (1993): conhecer a matéria a lecionar; conhecer e questionar o “pensamento docente do senso comum”; adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem de Ciências; criticar, fundamentadamente, práticas de ensino das Ciências vigentes; saber planificar programas de atividades para as aulas de Ciências; saber conduzir as atividades dos alunos; saber avaliar; e utilizar a investigação e a inovação. Consideramos que a experiência profissional, associada à formação contínua, em articulação com a experiência pessoal, com os conhecimentos da especialidade e da área da didática e da pedagogia, dota o docente das competências essenciais para o êxito no exercício da profissão o que se traduz na melhoria da qualidade das aprendizagens dos discentes. Na segunda parte do presente relatório, elaboramos uma reflexão pessoal sobre a nossa experiência profissional, mencionando os aspetos que consideramos terem sido mais relevantes para o êxito no exercício da docência e os constrangimentos sentidos.This report is divided into two parts. In the first part, we discuss the importance of education in general and education in science, in particular. We also make some considerations about the conditions necessary for success in the teaching profession: initial training, ongoing training and professional experience. We believe that for the exercise of teaching are important initial training and ongoing training throughout life. It is required that the teaching of science has various skills, such as, according to Pérez (1993): knowledge of the subject to teach, learn and question the "common sense thinking teacher"; acquire theoretical knowledge about learning Sciences; criticize reasoned, practical science teaching force; learn to plan programs of activities for science classes, namely conducting student activities; know how to evaluate, and use research and innovation. We believe that with experience, continuous training, in conjunction with personal experience with the knowledge and expertise of the area of didactics and pedagogy, teachers get the essential skills for success in the profession, thus resulting in improving the quality of learning of students. In the second part of this report, we present a personal reflection on our experience, mentioning the aspects that were considered most relevant to the success as teacher and the constraints we felt.2016-12-02T14:23:37Z2016-12-02T00:00:00Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6982porCorreia, Rosa Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:15.467069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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