Contributo para o estudo das condições necessárias ao ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Rosa Maria Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6982
Resumo: Este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte, abordamos a importância da Educação, no geral, e da Educação em Ciências, em particular. Tecemos, também, considerações sobre as condições necessárias para o êxito no exercício da docência: formação inicial, formação contínua e experiência profissional. Consideramos que para o exercício da docência são importantes a formação inicial e a formação contínua ao longo da vida. Exige-se que o docente de Ciências possua competências diversas, tais como, segundo Pérez (1993): conhecer a matéria a lecionar; conhecer e questionar o “pensamento docente do senso comum”; adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem de Ciências; criticar, fundamentadamente, práticas de ensino das Ciências vigentes; saber planificar programas de atividades para as aulas de Ciências; saber conduzir as atividades dos alunos; saber avaliar; e utilizar a investigação e a inovação. Consideramos que a experiência profissional, associada à formação contínua, em articulação com a experiência pessoal, com os conhecimentos da especialidade e da área da didática e da pedagogia, dota o docente das competências essenciais para o êxito no exercício da profissão o que se traduz na melhoria da qualidade das aprendizagens dos discentes. Na segunda parte do presente relatório, elaboramos uma reflexão pessoal sobre a nossa experiência profissional, mencionando os aspetos que consideramos terem sido mais relevantes para o êxito no exercício da docência e os constrangimentos sentidos.
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