A natureza do marketing das instituições de ensino superior públio português: análise exploratória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/4262 |
Resumo: | Hoje, mais do que nunca, as instituições de ensino superior enfrentam um meio envolvente dinâmico e em transformação. Perante restrições financeiras e exigências de eficiência crescentes assiste-se ao declínio nos recursos e a uma competição acrescida. Este estudo pretende, através de uma breve revisão bibliográfica e de um inquérito às instituições de ensino superior público portuguesas, investigar a implementação do conceito de marketing. Foi possível verificar que o conceito de marketing está ainda longe de atingir um nível de implementação satisfatório no nosso país. As temáticas que permitiram esta verificação foram, entre outras, as estruturas de implementação, o número de pessoas afectas ao órgão de marketing, as funções maioritariamente desempenhadas, o nível de planeamento, ferramentas promocionais mais utilizadas e a atitude face ao marketing, entre outras. |
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A natureza do marketing das instituições de ensino superior públio português: análise exploratóriaMarketing do Ensino SuperiorEducaçãoHoje, mais do que nunca, as instituições de ensino superior enfrentam um meio envolvente dinâmico e em transformação. Perante restrições financeiras e exigências de eficiência crescentes assiste-se ao declínio nos recursos e a uma competição acrescida. Este estudo pretende, através de uma breve revisão bibliográfica e de um inquérito às instituições de ensino superior público portuguesas, investigar a implementação do conceito de marketing. Foi possível verificar que o conceito de marketing está ainda longe de atingir um nível de implementação satisfatório no nosso país. As temáticas que permitiram esta verificação foram, entre outras, as estruturas de implementação, o número de pessoas afectas ao órgão de marketing, as funções maioritariamente desempenhadas, o nível de planeamento, ferramentas promocionais mais utilizadas e a atitude face ao marketing, entre outras.Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira InteriorBiblioteca Digital do IPBLopes, LuisaRaposo, Mário2011-05-12T16:08:44Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4262porLopes, Luísa; Raposo, Mário (2004). A natureza do marketing das instituições de ensino superior público português: análise exploratória. Covilhã: UBIinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:45.157520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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