Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Flávia Regina Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9509
Resumo: A comunicação de organizações públicas precisou adaptar-se à era digital. Na internet, com o surgimento e popularização das redes sociais, o relacionamento entre organizações e seus públicos se estreitou. A presente dissertação pretende analisar como administrações públicas portuguesas e brasileiras constroem uma relação interativa e dialógica com o seu público e como fazem do Facebook um canal de comunicação eficiente. A partir do entendimento dos conceitos de comunicação pública, governamental e organizacional, somado ao entendimento do papel das relações públicas na estruturação de relacionamentos de sucesso nessas administrações, sob uma perspectiva dialógica, realizou-se, na parte empírica, uma análise quantitativa dos dados recolhidos por meio de uma análise de conteúdo das páginas da Câmara Municipal do Porto (Portugal) e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Brasil), durante o período de um mês, segundo os princípios dialógicos de Kent e Taylor (1998). Estudaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações, assim como semelhanças e diferenças na aplicação desses princípios. Concluiu-se que as entidades públicas analisadas aplicam algumas das propostas dialógicas em suas páginas do Facebook, contudo não utilizam todo o potencial da rede social para construir relacionamentos interativos com seus públicos.
id RCAP_196a09cb34ce8677985dc0c61d821b01
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação dialógica de organizações governamentais no FacebookUm estudo comparativo entre Brasil e PortugalCâmara Municipal do PortoComunicação DialógicaComunicação PúblicaFacebookPrefeitura de Belo HorizonteDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Publicidade e Relações PúblicasA comunicação de organizações públicas precisou adaptar-se à era digital. Na internet, com o surgimento e popularização das redes sociais, o relacionamento entre organizações e seus públicos se estreitou. A presente dissertação pretende analisar como administrações públicas portuguesas e brasileiras constroem uma relação interativa e dialógica com o seu público e como fazem do Facebook um canal de comunicação eficiente. A partir do entendimento dos conceitos de comunicação pública, governamental e organizacional, somado ao entendimento do papel das relações públicas na estruturação de relacionamentos de sucesso nessas administrações, sob uma perspectiva dialógica, realizou-se, na parte empírica, uma análise quantitativa dos dados recolhidos por meio de uma análise de conteúdo das páginas da Câmara Municipal do Porto (Portugal) e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Brasil), durante o período de um mês, segundo os princípios dialógicos de Kent e Taylor (1998). Estudaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações, assim como semelhanças e diferenças na aplicação desses princípios. Concluiu-se que as entidades públicas analisadas aplicam algumas das propostas dialógicas em suas páginas do Facebook, contudo não utilizam todo o potencial da rede social para construir relacionamentos interativos com seus públicos.The communication of public organizations needed to adapt to the digital age. On the internet, with the emergence and popularization of social media, the relationship between organizations and their audiences has narrowed. This dissertation aims to analyze how Portuguese and Brazilian public administrations build an interactive and dialogical relationship with their public and how they make Facebook an efficient communication channel. Based on the understanding of public concepts, governmental, and organizational communication, together with the understanding of the public role relations in the structuring of successful relationships in these administrations, from a dialogic perspective, a quantitative analysis of the data collected through a content analysis of the pages of the City Hall of Porto (Portugal) and the City Hall of Belo Horizonte (Brazil), during the a month period, according to the dialogical principles of Kent and Taylor (1998). The strategies used by organizations, as well as similarities and differences in the application of these principles, were studied. It was concluded that the analyzed public entities apply some of the dialogical proposals in their Facebook pages, however, they do not use the full potential of the social media to build interactive relationships with their public.Gonçalves, Gisela Marques PereirauBibliorumRodrigues, Flávia Regina Oliveira2020-02-24T16:46:25Z2018-11-162018-11-052018-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9509TID:202364780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:43.611476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
spellingShingle Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
Rodrigues, Flávia Regina Oliveira
Câmara Municipal do Porto
Comunicação Dialógica
Comunicação Pública
Facebook
Prefeitura de Belo Horizonte
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Publicidade e Relações Públicas
title_short Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
title_full Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
title_fullStr Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
title_full_unstemmed Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
title_sort Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook
author Rodrigues, Flávia Regina Oliveira
author_facet Rodrigues, Flávia Regina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Gisela Marques Pereira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Flávia Regina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Câmara Municipal do Porto
Comunicação Dialógica
Comunicação Pública
Facebook
Prefeitura de Belo Horizonte
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Publicidade e Relações Públicas
topic Câmara Municipal do Porto
Comunicação Dialógica
Comunicação Pública
Facebook
Prefeitura de Belo Horizonte
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Publicidade e Relações Públicas
description A comunicação de organizações públicas precisou adaptar-se à era digital. Na internet, com o surgimento e popularização das redes sociais, o relacionamento entre organizações e seus públicos se estreitou. A presente dissertação pretende analisar como administrações públicas portuguesas e brasileiras constroem uma relação interativa e dialógica com o seu público e como fazem do Facebook um canal de comunicação eficiente. A partir do entendimento dos conceitos de comunicação pública, governamental e organizacional, somado ao entendimento do papel das relações públicas na estruturação de relacionamentos de sucesso nessas administrações, sob uma perspectiva dialógica, realizou-se, na parte empírica, uma análise quantitativa dos dados recolhidos por meio de uma análise de conteúdo das páginas da Câmara Municipal do Porto (Portugal) e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Brasil), durante o período de um mês, segundo os princípios dialógicos de Kent e Taylor (1998). Estudaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações, assim como semelhanças e diferenças na aplicação desses princípios. Concluiu-se que as entidades públicas analisadas aplicam algumas das propostas dialógicas em suas páginas do Facebook, contudo não utilizam todo o potencial da rede social para construir relacionamentos interativos com seus públicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
2018-11-05
2018-11-16T00:00:00Z
2020-02-24T16:46:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9509
TID:202364780
url http://hdl.handle.net/10400.6/9509
identifier_str_mv TID:202364780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136388774363136