A prática coletiva como complemento à aprendizagem do instrumento: ensemble de flautas do Porto.Flute Festival, ensino básico, complementar/superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11771 |
Resumo: | Este relatório consiste na reflexão e descrição da prática de ensino supervisionada, realizada no Conservatório de Música do Porto, durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este trabalho está organizado por três capítulos distintos. No primeiro encontra-se exposto um pouco do trabalho, bem como o funcionamento do Conservatório de Música do Porto enquanto instituição de ensino onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. Já no segundo capítulo, sendo ele direcionado para a prática supervisionada, direciona-se para as reflexões e enquadramentos das aulas observadas e assistidas, ou seja, de todo o processo de estágio ocorrido durante o ano letivo. Por fim, no terceiro e último capítulo, houve um estudo sobre a importância da prática coletiva na aprendizagem do instrumento. A escolha do tema abordado advém de uma ambição pessoal em alcançar um nível de profissionalismo tão bom o quanto possível. Assim considerei que o estágio realizado seria uma mais valia não só para o desenvolvimento dos alunos, com que tive a honra de trabalhar, como também um desenvolvimento pessoal. No entanto, o objetivo passou por comprovar cientificamente a minha ideia pessoal, bem como averiguar quais as vantagens e desvantagens e se realmente seria benéfico para os alunos. A realização deste projeto de intervenção foi focada nos participantes do Porto.Flute Festival. |
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A prática coletiva como complemento à aprendizagem do instrumento: ensemble de flautas do Porto.Flute Festival, ensino básico, complementar/superiorEnsino da músicaFlauta transversalPrática coletivaAprendizagemMusic teachingTransverse fluteCollective practiceLearningEste relatório consiste na reflexão e descrição da prática de ensino supervisionada, realizada no Conservatório de Música do Porto, durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este trabalho está organizado por três capítulos distintos. No primeiro encontra-se exposto um pouco do trabalho, bem como o funcionamento do Conservatório de Música do Porto enquanto instituição de ensino onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. Já no segundo capítulo, sendo ele direcionado para a prática supervisionada, direciona-se para as reflexões e enquadramentos das aulas observadas e assistidas, ou seja, de todo o processo de estágio ocorrido durante o ano letivo. Por fim, no terceiro e último capítulo, houve um estudo sobre a importância da prática coletiva na aprendizagem do instrumento. A escolha do tema abordado advém de uma ambição pessoal em alcançar um nível de profissionalismo tão bom o quanto possível. Assim considerei que o estágio realizado seria uma mais valia não só para o desenvolvimento dos alunos, com que tive a honra de trabalhar, como também um desenvolvimento pessoal. No entanto, o objetivo passou por comprovar cientificamente a minha ideia pessoal, bem como averiguar quais as vantagens e desvantagens e se realmente seria benéfico para os alunos. A realização deste projeto de intervenção foi focada nos participantes do Porto.Flute Festival.The present report consists on a reflection and description of the practice of supervised teaching, held at the Conservatory of Music of Porto, during the academic year 2017/2018, in the scope of the Master's Degree in Music Teaching, at the Superior School of Music and Performing Arts of Porto (ESMAE). This report is organized in three different chapters. In the first one is exposed a little of the work, as well as the operation of the Conservatory of Music of Porto as an institution of teaching where I had the opportunity to carry out my internship. In the second chapter, being directed to the supervised practice, it is directed to the reflections and frameworks of the classes observed and assisted, that is, of the whole process of internship that occurred during the school year. Finally, in the third and final chapter, there was a study about the importance of collective practice in learning an instrument. The choice of the subject addressed comes from a personal ambition to achieve a level of professionalism as good as possible. So, I considered that the internship would be an asset not only for the students' development, with which I had the honor to work, but also a personal development. However, the goal was to scientifically prove my personal idea as well as ascertain what the advantages and disadvantages and if it really would be beneficial to the students. The realization of this intervention project was focused on the participants of the Porto.Flute Festival.Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaAnjo, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMelo, Patrícia Martins2018-07-23T18:13:46Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11771TID:201953676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.227306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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