A prática coletiva como complemento à aprendizagem do instrumento: ensemble de flautas do Porto.Flute Festival, ensino básico, complementar/superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Patrícia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11771
Resumo: Este relatório consiste na reflexão e descrição da prática de ensino supervisionada, realizada no Conservatório de Música do Porto, durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este trabalho está organizado por três capítulos distintos. No primeiro encontra-se exposto um pouco do trabalho, bem como o funcionamento do Conservatório de Música do Porto enquanto instituição de ensino onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. Já no segundo capítulo, sendo ele direcionado para a prática supervisionada, direciona-se para as reflexões e enquadramentos das aulas observadas e assistidas, ou seja, de todo o processo de estágio ocorrido durante o ano letivo. Por fim, no terceiro e último capítulo, houve um estudo sobre a importância da prática coletiva na aprendizagem do instrumento. A escolha do tema abordado advém de uma ambição pessoal em alcançar um nível de profissionalismo tão bom o quanto possível. Assim considerei que o estágio realizado seria uma mais valia não só para o desenvolvimento dos alunos, com que tive a honra de trabalhar, como também um desenvolvimento pessoal. No entanto, o objetivo passou por comprovar cientificamente a minha ideia pessoal, bem como averiguar quais as vantagens e desvantagens e se realmente seria benéfico para os alunos. A realização deste projeto de intervenção foi focada nos participantes do Porto.Flute Festival.
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