Utilização de interfaces visuais no concerto jazzístico: interlocuções entre o vídeo mapping e a performance jazzística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17443
Resumo: O jazz evoluiu com o passar dos anos dialogando com variados movimentos artísticos que naturalmente influenciaram as formas de seu espetáculo, seguindo desde espetáculos do Vaudeville, até os Happenings e as formas mais tradicionais de concerto. Neste sentido se observa o importante papel que cumpre a estética visual nos espetáculos jazzísticos desde o seu início. Historicamente influentes jazzman apoiaram grande parte de suas performances em conceitos que envolviam além dos aspectos musicais, conceitos de visualidade e gestualidade como ferramentas essenciais para as suas apresentações no intuito de prender a atenção do público. Desta maneira, podemos observar que a utilização de novas tecnologias no âmbito do espetáculo jazzístico propõe uma ampliação nas possibilidades narrativas do concerto. O presente trabalho objetiva a construção de um espetáculo que tenha como principal foco a interlocução entre a música jazzística e a utilização de interfaces visuais, usando como argumento estético as projeções mapeadas. Foram feitas experimentações com tecnologias específicas de projeção de vídeo no intuito de se dominar as técnicas básicas de projeção mapeada. Além disso foi-se criado um prévio espetáculo que gerou o artigo “Saracotia e “A Vista do Ponto”: a subjetividade como enredo de um espetáculo jazzístico”. Neste espetáculo foi feita uma análise para observar os aspectos que serviriam como parâmetros para a produção do espetáculo “Lugares”, do grupo luso-brasileiro Shark Punk. O espetáculo “Lugares” é o resultado das pesquisas desenvolvidas durante todo o processo, servindo como um ponto referencial para futuros diálogos multidisciplinares advindos do cruzamento da música jazzística e as novas tecnologias nas artes visuais para a criação de espetáculos sinestésicos.
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