Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Jonathan Renato Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14107
Resumo: O presente relatório consiste no último documento realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Gama Barros, no ano letivo de 2015/2016. É feita uma descrição, análise, reflexão e projeção acerca deste processo de estágio, abrangendo as quatro áreas de intervenção: Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica; Área 3 - Participação na Escola; e Área 4 - Relação com a Comunidade. O ano de estágio aumentou a minha autoeficácia, por abordar áreas que nunca antes foram dominadas. O contexto existente levou ao estudo do fenómeno de Bullying nesta escola. A participação no núcleo de voleibol e o contacto com alunos com necessidades educativas especiais foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto professor e pessoa. No que diz respeito à relação com a comunidade, foi valorizada a realização das atividades para o agrupamento de escolas, a participação em visitas de estudo, e ainda, a coadjuvação com a direção de turma.
id RCAP_1997dddd8eafcfffe8a7b34d5852601b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama BarrosEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemAvaliação formativaFeedbackRelação professor-alunoInvestigaçãoPlaneamentoConduçãoBullyingOrganizaçãoPhysical EducationTeaching-learning processFormative assessmentFeedbackTeacher-student relationshipInvestigationPlanningLeadingBullyingOrganizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório consiste no último documento realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Gama Barros, no ano letivo de 2015/2016. É feita uma descrição, análise, reflexão e projeção acerca deste processo de estágio, abrangendo as quatro áreas de intervenção: Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica; Área 3 - Participação na Escola; e Área 4 - Relação com a Comunidade. O ano de estágio aumentou a minha autoeficácia, por abordar áreas que nunca antes foram dominadas. O contexto existente levou ao estudo do fenómeno de Bullying nesta escola. A participação no núcleo de voleibol e o contacto com alunos com necessidades educativas especiais foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto professor e pessoa. No que diz respeito à relação com a comunidade, foi valorizada a realização das atividades para o agrupamento de escolas, a participação em visitas de estudo, e ainda, a coadjuvação com a direção de turma.This report refers to the final document produced for the Pedagogical Internship, of the respective Master degree, lived on 2015/2016. It was done a description, an analysis, a reflection and projection of the internship encompassing the four areas of intervention: Area 1 – Organization and Management of the Teaching-Learning Process; Area 2 – Innovation and Pedagogical Research; Area 3 – School Participation; Area 4 – Relationship with Community. The internship year increased myself efficacy on areas, on which I used to had difficulties. The living context took the group to study the Bullying phenomenon on this school. The participation on the Volleyball club and the contact with students with disabilities was crucial to my development as a teacher and human being. The relationship with community is valued for the promotion of activities to the group of schools, the participation on field trips, as well as the assistance of the class management.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaVieira, Jonathan Renato Ramos2020-05-22T00:30:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14107TID:201700999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:59.816060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
Vieira, Jonathan Renato Ramos
Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação formativa
Feedback
Relação professor-aluno
Investigação
Planeamento
Condução
Bullying
Organização
Physical Education
Teaching-learning process
Formative assessment
Feedback
Teacher-student relationship
Investigation
Planning
Leading
Bullying
Organization
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_full Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_sort Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
author Vieira, Jonathan Renato Ramos
author_facet Vieira, Jonathan Renato Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Jonathan Renato Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação formativa
Feedback
Relação professor-aluno
Investigação
Planeamento
Condução
Bullying
Organização
Physical Education
Teaching-learning process
Formative assessment
Feedback
Teacher-student relationship
Investigation
Planning
Leading
Bullying
Organization
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação formativa
Feedback
Relação professor-aluno
Investigação
Planeamento
Condução
Bullying
Organização
Physical Education
Teaching-learning process
Formative assessment
Feedback
Teacher-student relationship
Investigation
Planning
Leading
Bullying
Organization
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório consiste no último documento realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Gama Barros, no ano letivo de 2015/2016. É feita uma descrição, análise, reflexão e projeção acerca deste processo de estágio, abrangendo as quatro áreas de intervenção: Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica; Área 3 - Participação na Escola; e Área 4 - Relação com a Comunidade. O ano de estágio aumentou a minha autoeficácia, por abordar áreas que nunca antes foram dominadas. O contexto existente levou ao estudo do fenómeno de Bullying nesta escola. A participação no núcleo de voleibol e o contacto com alunos com necessidades educativas especiais foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto professor e pessoa. No que diz respeito à relação com a comunidade, foi valorizada a realização das atividades para o agrupamento de escolas, a participação em visitas de estudo, e ainda, a coadjuvação com a direção de turma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-05-22T00:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14107
TID:201700999
url http://hdl.handle.net/10400.5/14107
identifier_str_mv TID:201700999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086698053632