Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14107 |
Resumo: | O presente relatório consiste no último documento realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Gama Barros, no ano letivo de 2015/2016. É feita uma descrição, análise, reflexão e projeção acerca deste processo de estágio, abrangendo as quatro áreas de intervenção: Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica; Área 3 - Participação na Escola; e Área 4 - Relação com a Comunidade. O ano de estágio aumentou a minha autoeficácia, por abordar áreas que nunca antes foram dominadas. O contexto existente levou ao estudo do fenómeno de Bullying nesta escola. A participação no núcleo de voleibol e o contacto com alunos com necessidades educativas especiais foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto professor e pessoa. No que diz respeito à relação com a comunidade, foi valorizada a realização das atividades para o agrupamento de escolas, a participação em visitas de estudo, e ainda, a coadjuvação com a direção de turma. |
id |
RCAP_1997dddd8eafcfffe8a7b34d5852601b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama BarrosEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemAvaliação formativaFeedbackRelação professor-alunoInvestigaçãoPlaneamentoConduçãoBullyingOrganizaçãoPhysical EducationTeaching-learning processFormative assessmentFeedbackTeacher-student relationshipInvestigationPlanningLeadingBullyingOrganizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório consiste no último documento realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Gama Barros, no ano letivo de 2015/2016. É feita uma descrição, análise, reflexão e projeção acerca deste processo de estágio, abrangendo as quatro áreas de intervenção: Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica; Área 3 - Participação na Escola; e Área 4 - Relação com a Comunidade. O ano de estágio aumentou a minha autoeficácia, por abordar áreas que nunca antes foram dominadas. O contexto existente levou ao estudo do fenómeno de Bullying nesta escola. A participação no núcleo de voleibol e o contacto com alunos com necessidades educativas especiais foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto professor e pessoa. No que diz respeito à relação com a comunidade, foi valorizada a realização das atividades para o agrupamento de escolas, a participação em visitas de estudo, e ainda, a coadjuvação com a direção de turma.This report refers to the final document produced for the Pedagogical Internship, of the respective Master degree, lived on 2015/2016. It was done a description, an analysis, a reflection and projection of the internship encompassing the four areas of intervention: Area 1 – Organization and Management of the Teaching-Learning Process; Area 2 – Innovation and Pedagogical Research; Area 3 – School Participation; Area 4 – Relationship with Community. The internship year increased myself efficacy on areas, on which I used to had difficulties. The living context took the group to study the Bullying phenomenon on this school. The participation on the Volleyball club and the contact with students with disabilities was crucial to my development as a teacher and human being. The relationship with community is valued for the promotion of activities to the group of schools, the participation on field trips, as well as the assistance of the class management.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaVieira, Jonathan Renato Ramos2020-05-22T00:30:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14107TID:201700999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:59.816060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros Vieira, Jonathan Renato Ramos Educação Física Processo ensino-aprendizagem Avaliação formativa Feedback Relação professor-aluno Investigação Planeamento Condução Bullying Organização Physical Education Teaching-learning process Formative assessment Feedback Teacher-student relationship Investigation Planning Leading Bullying Organization Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
author |
Vieira, Jonathan Renato Ramos |
author_facet |
Vieira, Jonathan Renato Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Jonathan Renato Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Processo ensino-aprendizagem Avaliação formativa Feedback Relação professor-aluno Investigação Planeamento Condução Bullying Organização Physical Education Teaching-learning process Formative assessment Feedback Teacher-student relationship Investigation Planning Leading Bullying Organization Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Processo ensino-aprendizagem Avaliação formativa Feedback Relação professor-aluno Investigação Planeamento Condução Bullying Organização Physical Education Teaching-learning process Formative assessment Feedback Teacher-student relationship Investigation Planning Leading Bullying Organization Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório consiste no último documento realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Básica e Secundária Gama Barros, no ano letivo de 2015/2016. É feita uma descrição, análise, reflexão e projeção acerca deste processo de estágio, abrangendo as quatro áreas de intervenção: Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica; Área 3 - Participação na Escola; e Área 4 - Relação com a Comunidade. O ano de estágio aumentou a minha autoeficácia, por abordar áreas que nunca antes foram dominadas. O contexto existente levou ao estudo do fenómeno de Bullying nesta escola. A participação no núcleo de voleibol e o contacto com alunos com necessidades educativas especiais foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto professor e pessoa. No que diz respeito à relação com a comunidade, foi valorizada a realização das atividades para o agrupamento de escolas, a participação em visitas de estudo, e ainda, a coadjuvação com a direção de turma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-05-22T00:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14107 TID:201700999 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14107 |
identifier_str_mv |
TID:201700999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131086698053632 |