O conselho geral em dois agrupamentos de escolas : entre uma retórica estratégica e um órgão de legitimação : perceções e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Rosa Maria da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28016
Resumo: A gestão partilhada dos sistemas de ensino é uma realidade transversal aos sistemas educativos de vários países. No caso português, tal significa a participação em diferentes órgãos de representantes oriundos de quadrantes distintos. O Conselho Geral é um órgão instituído neste contexto e é um exemplo da diversidade de parceiros que hoje em dia são chamados a contribuir na gestão dos estabelecimentos de ensino. No Conselho Geral têm assento representantes dos pais e encarregados de educação, do pessoal docente e não docente, dos alunos, da autarquia e de entidades locais. Perceber que visão é que estes membros têm da sua influência na vida da escola é o objetivo do estudo a desenvolver. O objeto do estudo são os Conselhos Gerais de dois Agrupamentos de Escolas inseridos num mesmo concelho. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se recorreu à metodologia de estudo de caso e que conjuga o recurso a várias técnicas de investigação: a análise documental, a entrevista e a observação. O trabalho de campo decorreu durante o ano letivo de 2015-2016. Dos dados recolhidos inferimos que, na sua maioria, os sujeitos participantes do estudo percecionam o Conselho Geral como um órgão de participação e de acompanhamento, razão pela qual, não tem qualquer influência na definição das linhas orientadoras da escola. O estudo aponta, ainda, para a ideia de que a escola continua a ser um ecossistema dominado por professores, uma vez que são estes que definem as linhas estratégicas que influenciam o quotidiano escolar, permitindo que o Conselho Geral concretize uma retórica a propósito da gestão democrática das escolas, plasmada nos diplomas produzidos ao nível da administração central.
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