Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/154 http://hdl.handle.net/20.500.11816/154 |
Resumo: | Esta investigação surge no âmbito de um estudo de Avaliação do Impacto de um Programa de Promoção de Competências Emocionais que decorre no Gabinete do Estudante (GEs) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) em colaboração com a Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UnIPSa). Dirige-se aos Estudantes do Ensino Superior, desenvolvido pelo GEs do IPP, tendo como referência o Modelo de Salovey e Mayer (1990) de literacia emocional que propõe uma associação entre conhecimento emocional e o bem-estar geral. Consiste num total de 12 horas de formação organizadas em quatro sessões com o objectivo de promover o desenvolvimento psicológico, o desenvolvimento de competências emocionais, bem como dotar os estudantes de competências de expressão e regulação emocional. Para a avaliação do impacto do programa foram realizados dois estudos independentes, com o objectivo central de avaliação do impacto junto dos participantes . Realizam-se análises qualitativas, através da análise de conteúdo, de um questionário integrante do programa bem como respostas a entrevistas realizadas após o término do mesmo. Os resultados apontam para diferenças positivas curto e longo prazo, nomeadamente os participantes referem estar mais atentos si, aos outros e às suas emoções. |
id |
RCAP_19a3ac0d0b598cedba59848b316a990b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superiorensino superiorinteligência emocionalpromoção de competênciasdesenvolvimento pessoal e socialavaliação do impactoEsta investigação surge no âmbito de um estudo de Avaliação do Impacto de um Programa de Promoção de Competências Emocionais que decorre no Gabinete do Estudante (GEs) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) em colaboração com a Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UnIPSa). Dirige-se aos Estudantes do Ensino Superior, desenvolvido pelo GEs do IPP, tendo como referência o Modelo de Salovey e Mayer (1990) de literacia emocional que propõe uma associação entre conhecimento emocional e o bem-estar geral. Consiste num total de 12 horas de formação organizadas em quatro sessões com o objectivo de promover o desenvolvimento psicológico, o desenvolvimento de competências emocionais, bem como dotar os estudantes de competências de expressão e regulação emocional. Para a avaliação do impacto do programa foram realizados dois estudos independentes, com o objectivo central de avaliação do impacto junto dos participantes . Realizam-se análises qualitativas, através da análise de conteúdo, de um questionário integrante do programa bem como respostas a entrevistas realizadas após o término do mesmo. Os resultados apontam para diferenças positivas curto e longo prazo, nomeadamente os participantes referem estar mais atentos si, aos outros e às suas emoções.2011-11-04T10:49:17Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/154http://hdl.handle.net/20.500.11816/154porAssis, Sílvia Alexandra Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:58:57Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:03.355009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
title |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
spellingShingle |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior Assis, Sílvia Alexandra Pinto ensino superior inteligência emocional promoção de competências desenvolvimento pessoal e social avaliação do impacto |
title_short |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
title_full |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
title_fullStr |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
title_sort |
Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior |
author |
Assis, Sílvia Alexandra Pinto |
author_facet |
Assis, Sílvia Alexandra Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Sílvia Alexandra Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior inteligência emocional promoção de competências desenvolvimento pessoal e social avaliação do impacto |
topic |
ensino superior inteligência emocional promoção de competências desenvolvimento pessoal e social avaliação do impacto |
description |
Esta investigação surge no âmbito de um estudo de Avaliação do Impacto de um Programa de Promoção de Competências Emocionais que decorre no Gabinete do Estudante (GEs) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) em colaboração com a Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UnIPSa). Dirige-se aos Estudantes do Ensino Superior, desenvolvido pelo GEs do IPP, tendo como referência o Modelo de Salovey e Mayer (1990) de literacia emocional que propõe uma associação entre conhecimento emocional e o bem-estar geral. Consiste num total de 12 horas de formação organizadas em quatro sessões com o objectivo de promover o desenvolvimento psicológico, o desenvolvimento de competências emocionais, bem como dotar os estudantes de competências de expressão e regulação emocional. Para a avaliação do impacto do programa foram realizados dois estudos independentes, com o objectivo central de avaliação do impacto junto dos participantes . Realizam-se análises qualitativas, através da análise de conteúdo, de um questionário integrante do programa bem como respostas a entrevistas realizadas após o término do mesmo. Os resultados apontam para diferenças positivas curto e longo prazo, nomeadamente os participantes referem estar mais atentos si, aos outros e às suas emoções. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-11-04T10:49:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/154 http://hdl.handle.net/20.500.11816/154 |
url |
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/154 http://hdl.handle.net/20.500.11816/154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131644600254464 |