Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Sílvia Alexandra Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/154
http://hdl.handle.net/20.500.11816/154
Resumo: Esta investigação surge no âmbito de um estudo de Avaliação do Impacto de um Programa de Promoção de Competências Emocionais que decorre no Gabinete do Estudante (GEs) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) em colaboração com a Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UnIPSa). Dirige-se aos Estudantes do Ensino Superior, desenvolvido pelo GEs do IPP, tendo como referência o Modelo de Salovey e Mayer (1990) de literacia emocional que propõe uma associação entre conhecimento emocional e o bem-estar geral. Consiste num total de 12 horas de formação organizadas em quatro sessões com o objectivo de promover o desenvolvimento psicológico, o desenvolvimento de competências emocionais, bem como dotar os estudantes de competências de expressão e regulação emocional. Para a avaliação do impacto do programa foram realizados dois estudos independentes, com o objectivo central de avaliação do impacto junto dos participantes . Realizam-se análises qualitativas, através da análise de conteúdo, de um questionário integrante do programa bem como respostas a entrevistas realizadas após o término do mesmo. Os resultados apontam para diferenças positivas curto e longo prazo, nomeadamente os participantes referem estar mais atentos si, aos outros e às suas emoções.
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