Supervisão de estudantes em ensino clínico: Correlação entre desenvolvimento de competências emocionais e função de suporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo,Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues,Joana, Sousa,Odete Lemos e, Martins,Hugo, Fernandes,Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400017
Resumo: Os estudantes de enfermagem têm que lidar com situações emocionalmente intensas nas interações de cuidados. Estas experiências comportam um trabalho emocional de dupla centralidade (aprendizagens ao nível da gestão das emoções dos clientes e ao nível do seu mundo emocional interno). Esta problemática conduz a um estudo com a finalidade de analisar o efeito da função de suporte do enfermeiro supervisor no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem em ensino clínico, para o desempenho do trabalho emocional. É um estudo exploratório, descritivo e correlacional, de abordagem mista. A amostra é intencional e tem como participantes 168 estudantes do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e 25 enfermeiros supervisores que realizaram o Curso de Supervisão em Ensino Clínico de uma Escola Superior de Enfermagem portuguesa. Recorreu-se a um questionário aplicado aos estudantes e a jornais de aprendizagem elaborados pelos enfermeiros, como instrumentos de recolha de dados. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística descritiva do tipo não-paramétrico e os dados qualitativos foram sujeitos a análise de conteúdo convencional, procedendo-se ao respetivo cruzamento. Os resultados revelam que as necessidades formativas e as expetativas dos estudantes face à supervisão são consonantes com as estratégias de suporte de gestão emocional mobilizadas pelos enfermeiros supervisores. Tendo em conta a hipótese de estudo, corrobora-se que a função de suporte do enfermeiro supervisor é potenciadora do desenvolvimento de competências para o desempenho do trabalho emocional no estudante de enfermagem em ensino clínico.
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