A Igreja da Misericórdia de Beja: uma Hallenkirche à moda espanhola, importada de Itália em meados de Quinhentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susana Matos Abreu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/a-igreja-da-misericordia-de-beja-uma-hallenkirche-a-moda-espanhola-importada-de-italia-em-meados-de-quinhentos
Resumo: <p>A igreja da Misericórdia de Beja (c. 1548-1550; 1553-?) deriva da estrutura de uma loggia construída pelo infante D. Luís (1506-55) para albergar os açougues locais à roda de 1548. A sua conversão ao culto religioso em 1550 resultou numa Hallenkirche que, por análise comparatista, se pondera aqui ter sido inspirada nas igrejas de Santa Maria dell’Anima e S. Giacomo degli Spagnoli, ambas em Roma.</p> <p>Considerando as qualidades comunicacionais da Arquitectura, este estudo sugere que o mesmo pressuposto ideológico que presidiu aos projectos italianos seja extensivo ao de Beja. As obras italianas exibiam em Roma respectivamente as tradições arquitectónicas da Alemanha e da Espanha, já que se tratavam de representações diplomáticas daquelas nações; após 1520, ambas se converteram ainda em símbolos do poder de Carlos V de Habsburgo enquanto cabeça de Espanha e do Sacro Império Romano-Germânico. O uso que tais igrejas fazem do tipo Hallenkirche, alheio às tendências estéticas papais que seguiam modelos mais classicizantes, pôde certamente ser subentendido em Roma enquanto orgulhoso manifesto das ambições políticas imperiais face à Cúria papal. A explicação aqui avançada para o facto de a igreja levantada em Beja à roda de 1550 ter sido eventualmente investida de carácter representativo semelhante foi encontrada nos apertados laços dinásticos e ideológicos que, à época, uniam Portugal e Espanha, nomeadamente na sua partilhada ambição de enfrentar algumas orientações da política papal ao abrigo da coroa imperial de Carlos V. Isto poderá ainda explicar o porquê do surpreendente facto de o tipo Hallenkirche, já então em declínio por toda a Europa em favor da ampla divulgação dos modelos italianos, subitamente se ter tornado popular em Portugal após 1550.</p>
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