Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62330 |
Resumo: | Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico. |
id |
RCAP_19b9ca5310c3fe48b023ddab01c10e50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62330 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitáriosAprendizagemAvaliaçãoConcepçõesDesenho artísticoFenomenografiaEste artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico.Faculdade de Educação da Universidade de São PauloRepositório da Universidade de LisboaFreire, Luiz Gustavo LimaDuarte, António2024-01-31T13:28:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62330porFreire, L. G., Duarte, A. M. (2019). Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários. Educação e Pesquisa, 45, e189793. https://doi.org/10.1590/S1678-46342019451897931517-9702https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:24.066040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
title |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
spellingShingle |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários Freire, Luiz Gustavo Lima Aprendizagem Avaliação Concepções Desenho artístico Fenomenografia |
title_short |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
title_full |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
title_fullStr |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
title_sort |
Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários |
author |
Freire, Luiz Gustavo Lima |
author_facet |
Freire, Luiz Gustavo Lima Duarte, António |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Luiz Gustavo Lima Duarte, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Avaliação Concepções Desenho artístico Fenomenografia |
topic |
Aprendizagem Avaliação Concepções Desenho artístico Fenomenografia |
description |
Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2024-01-31T13:28:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62330 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freire, L. G., Duarte, A. M. (2019). Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários. Educação e Pesquisa, 45, e189793. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189793 1517-9702 https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137172402470912 |