Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Luiz Gustavo Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62330
Resumo: Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico.
id RCAP_19b9ca5310c3fe48b023ddab01c10e50
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitáriosAprendizagemAvaliaçãoConcepçõesDesenho artísticoFenomenografiaEste artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico.Faculdade de Educação da Universidade de São PauloRepositório da Universidade de LisboaFreire, Luiz Gustavo LimaDuarte, António2024-01-31T13:28:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62330porFreire, L. G., Duarte, A. M. (2019). Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários. Educação e Pesquisa, 45, e189793. https://doi.org/10.1590/S1678-46342019451897931517-9702https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:24.066040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
title Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
spellingShingle Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
Freire, Luiz Gustavo Lima
Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Desenho artístico
Fenomenografia
title_short Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
title_full Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
title_fullStr Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
title_full_unstemmed Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
title_sort Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
author Freire, Luiz Gustavo Lima
author_facet Freire, Luiz Gustavo Lima
Duarte, António
author_role author
author2 Duarte, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Luiz Gustavo Lima
Duarte, António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Desenho artístico
Fenomenografia
topic Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Desenho artístico
Fenomenografia
description Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2024-01-31T13:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62330
url http://hdl.handle.net/10451/62330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freire, L. G., Duarte, A. M. (2019). Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários. Educação e Pesquisa, 45, e189793. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189793
1517-9702
https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137172402470912