1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, André Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109535
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_19da85355e3c3222e8523981773c2d04
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de casoFirst Improv Championship in Coimbra - a case studymarketing de eventosteatro de improvisoeventos culturaiscampeonato de improviso de Coimbraevent marketingimprov theatrecultural eventsCoimbra improv championshipTrabalho de Projeto do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaSão já inúmeras as atividades culturais e teatrais existentes no nosso país. No entanto, muita desta oferta está centralizada em grandes cidades como Lisboa e Porto, pela sua densidade populacional.Nestas cidades, principalmente em Lisboa, existem também diversas companhias e festivais de teatro, inclusive de teatro de improviso, já consolidadas e com notoriedade elevada. Este tipo de companhias existe já há diversos anos e realizam festivais de teatro de improviso de grande dimensão, atraindo visitantes de vários pontos do país, assim como visitantes internacionais. É também comum, neste tipo de festivais, a participação de companhias de teatro vindas do México, Espanha, Brasil ou Colômbia.No entanto, na cidade de Coimbra, existe uma baixa oferta de espetáculos e festivais de teatro locais. Relativamente ao teatro de improviso, existe apenas um grupo– criado no ano de 2022 – e com um nível de notoriedade bastante baixo, quando comparado com outras companhias semelhantes, localizadas nas grandes cidades.É neste sentido que nasce o Primeiro Campeonato de Improviso de Coimbra, preenchendo uma lacuna cultural na cidade de Coimbra. Este evento procura posicionar-se como evento pioneiro, abrindo caminhos para a realização de novos espetáculos de teatro de improviso, formação de público e aumento da notoriedade para este formato teatral junto dos habitantes de Coimbra.Desta forma, o presente projeto tem como objetivo estudar a viabilidade da realização deste Campeonato, assim como o seu planeamento e organização, garantindo o bom funcionamento, a atração de diferentes públicos-alvo e a criação de um evento cultural atrativo para a cidade e para a região de Coimbra.There are plenty cultural and theatre activities in our country. However, the most exist mainly in Lisbon and Porto, due to their population density.In these cities, mainly in Lisbon, there are also several theater companies and festivals, including improvised theater, already consolidated and with high awareness. This type of companies has existed for several years and are able to organize large-scale improvised theater festivals, attracting visitors from various parts of the country, as well as international visitors. It is also common, in this type of festival, the participation of international theater companies from Mexico, Spain, Brazil or Colombia.However, in the city of Coimbra, there is a low offer of local theater shows and festivals. Regarding improvisation theater, there is only one group – created in the year 2022 – and with a very low level of notoriety, when compared to other similar companies, located in the big cities.That is why the First Coimbra Improv Championship was created: to fill a gap in the cultural activities of Coimbra. This event seeks to position itself as a pioneering event, paving the way for the realization of new improvised theater shows, audience education and to increase awareness of this format among the inhabitants of Coimbra.In this way, the present project aims to study the viability of holding this Championship, as well as its planning and organization, guaranteeing its proper functioning, the attraction of different target audiences and the creation of an attractive cultural event for the city of Coimbra.2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109535http://hdl.handle.net/10316/109535TID:203370309porRosa, André Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-18T22:00:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:42.943997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
First Improv Championship in Coimbra - a case study
title 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
spellingShingle 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
Rosa, André Pereira
marketing de eventos
teatro de improviso
eventos culturais
campeonato de improviso de Coimbra
event marketing
improv theatre
cultural events
Coimbra improv championship
title_short 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
title_full 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
title_fullStr 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
title_full_unstemmed 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
title_sort 1º Campeonato de Teatro de Improviso de Coimbra - um estudo de caso
author Rosa, André Pereira
author_facet Rosa, André Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, André Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv marketing de eventos
teatro de improviso
eventos culturais
campeonato de improviso de Coimbra
event marketing
improv theatre
cultural events
Coimbra improv championship
topic marketing de eventos
teatro de improviso
eventos culturais
campeonato de improviso de Coimbra
event marketing
improv theatre
cultural events
Coimbra improv championship
description Trabalho de Projeto do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109535
http://hdl.handle.net/10316/109535
TID:203370309
url http://hdl.handle.net/10316/109535
identifier_str_mv TID:203370309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134139310407680