Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8655 |
Resumo: | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música |
id |
RCAP_19dcba48637b2d626a3e64edd49cfb33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpaEnsino da músicaInstrumento harpaMúsica de câmaraOferta complementarCurso profissionalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da MúsicaO principal objetivo deste relatório prende-se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: o primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento Harpa do Curso Profissional de Instrumentista Clássico do CMP, e por fim, o último evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Música de Câmara” como oferta complementar para alunos do regime integrado do nono ano, assim como algumas reflexões sobre problemáticas na sua criação, e outras descobertas que tiveram lugar neste ano lectivo. Partindo de um desenho metodológico de abordagem de investigação-acção, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Música de Câmara”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito-questionário aos alunos e professores. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à música de câmara, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi pedido aos alunos para responder a um questionário de forma anónima, com perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos (CAPITULO III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO). As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que a música de câmara mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte deles seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.Parra Mas, José MariaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daGuerner, ÁureaGomes, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVázquez Salvi, Angélica Mercedes2016-11-11T18:35:34Z2016-07-142016-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8655TID:201241480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.776081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
title |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
spellingShingle |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa Vázquez Salvi, Angélica Mercedes Ensino da música Instrumento harpa Música de câmara Oferta complementar Curso profissional |
title_short |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
title_full |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
title_fullStr |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
title_full_unstemmed |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
title_sort |
Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa |
author |
Vázquez Salvi, Angélica Mercedes |
author_facet |
Vázquez Salvi, Angélica Mercedes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parra Mas, José Maria Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Guerner, Áurea Gomes, Paulo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vázquez Salvi, Angélica Mercedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Instrumento harpa Música de câmara Oferta complementar Curso profissional |
topic |
Ensino da música Instrumento harpa Música de câmara Oferta complementar Curso profissional |
description |
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11T18:35:34Z 2016-07-14 2016-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8655 TID:201241480 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8655 |
identifier_str_mv |
TID:201241480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473402396672 |