Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werle, Flávia Obino Corrêa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6116
Resumo: Este artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os processos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da educação básica até à pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.
id RCAP_19dd5b9591de80776f23803f0544ed8e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensinoEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAPOLÍTICA PÚBLICAAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOBRASILEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYPUBLIC POLICYEDUCATIONAL ASSESSMENTBRAZILEste artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os processos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da educação básica até à pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.This article discusses the landscape of education in Brazil, highlighting the processes of large-scale evaluation implemented in the 1990s and 2000. Refers to three levels (macro, meso and micro) in which these assessments are operating and its coverage since the initial segments of basic education to postgraduate studies. The analysis examines the state from his public action, to understand its logic of intervention and identify their dynamic joints with society. Resumes initially important elements of the legal framework of the Brazilian education and socio-historical changes that accompany them, considering: the range requirement, participatory issues in education and assessment procedures on a large scale. Join the last fifty years a considerable expansion in the range of the Brazilian state accountability regarding the provision of compulsory and free education: 1960 7-10 years and, in 2009, now covers 4 to 17 years. The democratization of education, long demanded by Brazilian society, is included in the Federal Constitution in 1988 under the term “democratic management”. But a new form of management education takes account of educational systems, prevailing evaluative ways, the search for indicators, rankings, productivity. The forms as state action progressively incorporate practices and alternatives drafted by civil society organizations which highlight companies, banks, NGOs, foundations and social movements. Entrepreneurs are assumed as social actors become interlocutors of different governmental Brazilian. There is an intensification of procedures and comprehensive external evaluations that overlap the different levels and types as education, from basic education to graduate. In terms of basic education assessments that established in the 1990s, intensify and consolidate in 1995, taking new dimension in 2005 with “Prova Brasil”. This informs the level of academic achievement in reading and mathematical problem solving for school, county, showing a gain in terms of thoroughness and detail of information compared to earlier diagnosis and assessment procedures. The text analyzes the past five years as synthesis phase, structuring and consolidation of a general framework for political action concerning the external evaluation on a large scale in Brazil, which is a diagnostic level for the meanings guide by pragmatism and operationalization. The synthetic indicators convey understanding about the conditions of development of education and provide ratings producing a sense that standardizes common understandings about the Brazilian education.Cet article examine les perspectives pour l’éducation brésilienne, mettant en évidence les processus de grande échelle d’évaluation mise en oeuvre dans les années 1990 et 2000. Il se rapporte à trois niveaux (fédéral, étatique, municipal) qui opèrent dans ces évaluations, et leur champ d’application depuis les segments initiaux de l’éducation de base jusqu’aux cours de master et doctorat. On analyse les cinq dernières années en tant que phase de synthèse et de consolidation d’un cadre général de l’action politique concernant l’évaluation externe sur une grande échelle au Brésil, laquelle passe d’un niveau de diagnostic pour celui des sens guidés par le pragmatisme et l’opérationnalisation.Este artículo discute las perspectivas de la educación brasileña, destacando los procesos de evaluación en gran escala implementado en la década de 1990 y 2000. Se refiere a tres niveles (federal, estatal y municipal) que operan en estas evaluaciones, así como su ámbito de aplicación de los segmentos iniciales de educación básica para graduarse. Analiza los últimos cinco años, como la síntesis en fase, la estructura y la consolidación de un marco general para la acción política relativa a la evaluación externa a gran escala en Brasil, que es un nivel de diagnóstico para los sentidos guiados por el pragmatismo y la puesta en marcha.Edições Universitárias Lusófonas2015-03-09T16:21:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6116por1646-401XWerle, Flávia Obino Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:37.112759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
title Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
spellingShingle Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
Werle, Flávia Obino Corrêa
EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
POLÍTICA PÚBLICA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
BRAZIL
title_short Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
title_full Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
title_fullStr Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
title_full_unstemmed Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
title_sort Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino
author Werle, Flávia Obino Corrêa
author_facet Werle, Flávia Obino Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werle, Flávia Obino Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
POLÍTICA PÚBLICA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
POLÍTICA PÚBLICA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
BRAZIL
description Este artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os processos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da educação básica até à pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-03-09T16:21:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6116
url http://hdl.handle.net/10437/6116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079518560256